4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Integração da Inteligência Artificial (IA) na Avaliação de Bioquímica do Sistema Cardíaco: Um Relato de Experiência

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Moisés Cavalcante (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Description

Este relato descreve a integração da Inteligência Artificial (IA) na avaliação da disciplina de Bioquímica do Sistema Cardíaco, ministrada a uma turma de graduação, com alunos dos cursos de enfermagem e nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé. O objetivo da atividade foi o de promover a compreensão crítica dos mecanismos bioquímicos e incentivar o uso ético da IA na pesquisa e apresentação científica. A metodologia avaliativa foi estruturada em etapas com suporte de IA, incluindo prompts sugeridos para cada fase. Grupos de alunos empregaram IAs generativas para identificar a pergunta principal de um artigo original (Artigo X) e gerar sínteses. A explicação da relevância bioquímica e sua correlação com o conteúdo da aula, contudo, foi exigida manuscrita e de autoria exclusiva. Posteriormente, a IA facilitou a busca e o resumo de duas referências adicionais e recentes (Artigos Y e Z), complementando o tema. O processo culminou na elaboração de roteiros para apresentações orais gravadas, onde os grupos discutiram a importância do tema fundamentados na análise integrada dos Artigos X, Y e Z. O principal desafio foi assegurar que a IA fosse apoio, não substituta da análise autoral e leitura atenta. As vantagens observadas incluíram otimização significativa na investigação e síntese do conhecimento, e maior eficiência na compreensão e revisão bibliográfica. A IA contribuiu para uma avaliação mais objetiva, focada na compreensão de problemas e na integração de múltiplos artigos. O impacto na aprendizagem foi notável, fomentando habilidades de pesquisa avaliadas por critérios como qualidade da síntese, pertinência das referências e reflexão crítica sobre o uso da IA. A experiência demonstrou o potencial da IA como recurso pedagógico valioso, capaz de aprimorar o rigor metodológico na pesquisa acadêmica e na eficiência da avaliação da compreensão, reforçando a guia dos alunos no uso responsável e crítico da IA.

Palavras-chave Inteligência Artificial (IA); Bioquímica do Sistema Cardíaco; Avaliação Educacional; Ensino Superior; Ferramentas de IA; Habilidades de Pesquisa; Pensamento Crítico.

Author

Moisés Cavalcante (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Co-author

Sonia Cristina Vermelho (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Presentation materials

There are no materials yet.