4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGENCIA ARTIFICIAL TRANSFORMANDO O ENSINO DE ANATOMIA DIGITAL NA MEDICINA: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

MATHEUS QUERINO DA SILVA (FAMERP)

Description

Introdução
Inteligência artificial aplicada ao ensino de anatomia digital oferece experiências personalizadas através de reconhecimento de gestos, análise de performance e adaptação de conteúdo. Algoritmos de inteligência artificial permitem tutores virtuais inteligentes e avaliação automatizada do conhecimento anatômico.
Objetivo
Mapear como a inteligência artificial é integrada às tecnologias de anatomia digital, analisando sistemas de tutoria inteligente, avaliação automatizada e personalização da aprendizagem anatômica.
Material e Métodos
Desenho: Revisão de escopo sistemática Pergunta norteadora: Como a inteligência artificial é aplicada ao ensino de anatomia digital e quais são seus impactos na aprendizagem anatômica? Bases de dados: PubMed, ERIC, Scopus. Descritores MeSH: "Artificial Intelligence"[MeSH] OR "Machine Learning"[MeSH] AND "Anatomy"[MeSH] OR "Virtual Reality"[MeSH] AND "Computer-Assisted Instruction"[MeSH] OR "Intelligent Tutoring Systems"[MeSH] AND "Education, Medical"[MeSH] OR "Students, Medical"[MeSH] Período: 2017-2024 Critérios de inclusão: Estudos sobre inteligência artificial aplicada ao ensino de anatomia digital Extração de dados: Algoritmos de inteligência artificial, sistemas de tutoria inteligente, métodos de avaliação automatizada, resultados de aprendizagem
Resultados Esperados
Identificação de aplicações de inteligência artificial no ensino anatômico, evidências de personalização eficaz, sistemas de tutoria inteligente mais utilizados e impactos na retenção do conhecimento anatômico.
Conclusão
Fornecerá diretrizes para implementação de inteligência artificial no ensino de anatomia digital, contribuindo para experiências de aprendizagem mais personalizadas e eficazes nas ciências básicas médicas.

Palavras-chave Inteligência artificial, Anatomia digital, Tutoria inteligente, Aprendizagem personalizada, Avaliação automatizada

Author

Co-authors

Presentation materials