4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA ENGENHARIA DE PROMPT EM CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Hélio Lemes Costa Junior (Universidade Federal de Alfenas)

Description

Este relato de experiência descreve a implementação e os resultados de uma abordagem pedagógica inovadora que integra a Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem em cursos de nível superior. A iniciativa surgiu da necessidade de preparar os estudantes para um mercado de trabalho e uma sociedade em constante transformação, onde o domínio de ferramentas tecnológicas se torna tão fundamental quanto a compreensão dos conteúdos disciplinares. O objetivo principal foi não apenas permitir o uso de IA, mas transformá-la em um recurso educativo, exigindo dos alunos a aplicação da "engenharia de prompt" como parte da entrega de trabalhos acadêmicos.

A experiência consistiu em solicitar aos alunos a utilização de ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, para auxiliar na produção de resenhas e textos, com a condição de que o "prompt" (a pergunta ou comando dado à IA) fosse obrigatoriamente anexado ao trabalho final. Essa estratégia visou capacitar os estudantes a formular perguntas precisas e críticas, entendendo que a qualidade da resposta de uma IA está diretamente ligada à qualidade da solicitação feita. Essa prática promoveu o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, avaliação de informações geradas por máquina e a capacidade de discernir a veracidade dos dados, já que as IAs podem "alucinar" e fornecer informações incorretas.

Os resultados observados foram a melhoria na qualidade dos trabalhos entregues, refletindo um maior engajamento dos alunos e uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Ao se tornarem "engenheiros de prompt", os estudantes não só utilizaram a tecnologia como uma mera ferramenta de conveniência, mas também como um meio para aprofundar seu aprendizado. A experiência demonstrou que a proibição do uso de IA é menos eficaz do que sua integração pedagógica, que empodera os alunos e os prepara para uma alfabetização digital mais ampla e crítica.

Considerações Finais: A experiência de incorporar a engenharia de prompt como parte do processo avaliativo se mostrou relevante e adaptável a diversos contextos da educação superior. A ação não apenas otimizou a forma como os alunos interagem com a IA, mas também reforçou a importância das habilidades humanas, como o juízo crítico, a criatividade e a capacidade de formular questionamentos, que permanecem insubstituíveis e essenciais para a formação integral.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Educação Superior; Engenharia de Prompt; Alfabetização Digital; Inovação Pedagógica

Author

Hélio Lemes Costa Junior (Universidade Federal de Alfenas)

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