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O uso de metodologias ativas tem ganhado espaço no ensino superior, especialmente em disciplinas que articulam teoria e prática. Entre essas estratégias, destaca-se o webfólio, versão digital do portfólio, que funciona como ferramenta de registro, reflexão e avaliação da aprendizagem. Na área da saúde, seu uso tem ganhado relevância, sobretudo em contextos de ensino prático, nos quais o contato com a realidade profissional favorece a construção crítica do conhecimento e o reconhecimento das próprias competências e fragilidades. O presente estudo teve como objetivo compreender as dimensões da aprendizagem mobilizadas a partir do uso do webfólio na disciplina de Técnica Dietética (NT402) do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os dados em relação à percepção dos estudantes foram analisados com base nos questionários aplicados em 2021 e em 2022. A análise se deu por meio de questões específicas contidas nas autoavaliações aplicadas ao longo dos semestres. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, que analisou 79 autoavaliações utilizando a análise de conteúdo. Após leitura exaustiva, a categorização foi feita conforme as tipologias conceitual, procedimental e atitudinal. Os resultados indicaram que os discentes perceberam ganhos no aprofundamento teórico, no desenvolvimento de habilidades práticas e na autorreflexão, destacando a importância do trabalho em grupo e dos feedbacks contínuos. Foram identificadas inseguranças quanto à esse tipo de avaliação e dificuldades iniciais com o uso da ferramenta. No geral, o webfólio contribuiu para um aprendizado mais crítico e autônomo, embora enfrente limitações relacionadas à padronização dos instrumentos avaliativos e à cultura avaliativa tradicional.
Palavras-chave | Avaliação; Webfólio; Ensino-aprendizagem |
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