4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

CONTRIBUIÇÕES DO WEBFÓLIO NAS APRENDIZAGENS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE NUTRIÇÃO

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speakers

Andressa Beatriz Martim (UNICAMP) Caroline Capitani (University of Campinas - UNICAMP)

Description

O uso de metodologias ativas tem ganhado espaço no ensino superior, especialmente em disciplinas que articulam teoria e prática. Entre essas estratégias, destaca-se o webfólio, versão digital do portfólio, que funciona como ferramenta de registro, reflexão e avaliação da aprendizagem. Na área da saúde, seu uso tem ganhado relevância, sobretudo em contextos de ensino prático, nos quais o contato com a realidade profissional favorece a construção crítica do conhecimento e o reconhecimento das próprias competências e fragilidades. O presente estudo teve como objetivo compreender as dimensões da aprendizagem mobilizadas a partir do uso do webfólio na disciplina de Técnica Dietética (NT402) do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os dados em relação à percepção dos estudantes foram analisados com base nos questionários aplicados em 2021 e em 2022. A análise se deu por meio de questões específicas contidas nas autoavaliações aplicadas ao longo dos semestres. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, que analisou 79 autoavaliações utilizando a análise de conteúdo. Após leitura exaustiva, a categorização foi feita conforme as tipologias conceitual, procedimental e atitudinal. Os resultados indicaram que os discentes perceberam ganhos no aprofundamento teórico, no desenvolvimento de habilidades práticas e na autorreflexão, destacando a importância do trabalho em grupo e dos feedbacks contínuos. Foram identificadas inseguranças quanto à esse tipo de avaliação e dificuldades iniciais com o uso da ferramenta. No geral, o webfólio contribuiu para um aprendizado mais crítico e autônomo, embora enfrente limitações relacionadas à padronização dos instrumentos avaliativos e à cultura avaliativa tradicional.

Palavras-chave Avaliação; Webfólio; Ensino-aprendizagem

Author

Co-authors

Caroline Capitani (University of Campinas - UNICAMP) Érika Fabíola da Silva Maia (UNICAMP)

Presentation materials

There are no materials yet.