Speaker
Description
As transformações provocadas pelo avanço das inteligências artificiais (IAs) vêm desafiando os modelos tradicionais de formação docente, exigindo a incorporação de novas competências, habilidades, reflexões éticas e repertórios pedagógicos. Este trabalho apresenta uma pesquisa‑ação em curso, desenvolvida com estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição privada do Distrito Federal, que tem por objetivo compreender como esses futuros professores percebem e experienciam a integração de ferramentas de IA em sua formação inicial.
O estudo está ancorado em um curso de formação com carga horária de 40 horas, ofertado no segundo semestre de 2025, com atividades presenciais e síncronas que incluem aulas expositivas, oficinas práticas, webinários e momentos de análise crítica sobre o uso da IA na prática docente. Participam da pesquisa estudantes do 3º ao 8º semestre que já vivenciaram o estágio supervisionado e a experiência em ambientes escolares. Os dados estão sendo coletados por meio de formulários diagnósticos, observações, registros audiovisuais e produções dos próprios participantes. A análise será orientada pelos referenciais da análise de conteúdo, com base em Bardin, Bauer e Gaskell, permitindo a identificação de categorias como percepções, desafios, competências e aplicações pedagógicas da IA.
Os resultados, cuja sistematização está prevista para outubro de 2025, devem subsidiar a elaboração de um manual prático voltado à formação inicial docente com ênfase no uso crítico da IA. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e busca contribuir para o fortalecimento da formação docente frente aos desafios impostos pelas tecnologias emergentes no campo educacional.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Formação Docente; Ensino |
---|