4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

IA e Formação Docente: Reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-ação com futuros professores de Pedagogia

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Irlaine Cutrim Helal Cavalcante (Conceição de Maria Cutrim Helal)

Description

As transformações provocadas pelo avanço das inteligências artificiais (IAs) vêm desafiando os modelos tradicionais de formação docente, exigindo a incorporação de novas competências, habilidades, reflexões éticas e repertórios pedagógicos. Este trabalho apresenta uma pesquisa‑ação em curso, desenvolvida com estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição privada do Distrito Federal, que tem por objetivo compreender como esses futuros professores percebem e experienciam a integração de ferramentas de IA em sua formação inicial.

O estudo está ancorado em um curso de formação com carga horária de 40 horas, ofertado no segundo semestre de 2025, com atividades presenciais e síncronas que incluem aulas expositivas, oficinas práticas, webinários e momentos de análise crítica sobre o uso da IA na prática docente. Participam da pesquisa estudantes do 3º ao 8º semestre que já vivenciaram o estágio supervisionado e a experiência em ambientes escolares. Os dados estão sendo coletados por meio de formulários diagnósticos, observações, registros audiovisuais e produções dos próprios participantes. A análise será orientada pelos referenciais da análise de conteúdo, com base em Bardin, Bauer e Gaskell, permitindo a identificação de categorias como percepções, desafios, competências e aplicações pedagógicas da IA.

Os resultados, cuja sistematização está prevista para outubro de 2025, devem subsidiar a elaboração de um manual prático voltado à formação inicial docente com ênfase no uso crítico da IA. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e busca contribuir para o fortalecimento da formação docente frente aos desafios impostos pelas tecnologias emergentes no campo educacional.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Formação Docente; Ensino

Authors

ANA MAURICEIA CASTELLANI (DRA) Irlaine Cutrim Helal Cavalcante (Conceição de Maria Cutrim Helal)

Presentation materials

There are no materials yet.