4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ECONOMIA COMPORTAMENTAL

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Dr Danielle de Almeida Mota Soares (Professora e Coordenadora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Doutorado em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)))

Description

A inteligência artificial (IA) surge como um novo parâmetro para a educação superior, exigindo atenção em duas frentes complementares. A primeira dimensão é institucional, composta por diretrizes e debates promovidos por órgãos reguladores, como o Ministério da Educação (MEC), bem como por normativas internas das próprias instituições de ensino que definem parâmetros para a adoção responsável da IA em contextos educacionais. A segunda é disciplinar, envolvendo a aplicação da IA dentro de áreas específicas do conhecimento, como a economia comportamental, destacando seu potencial. Este trabalho relata uma experiência de uso pedagógico da IA em um curso de pós-graduação lato sensu em economia comportamental, articulando essas duas dimensões. O objetivo foi integrar recursos baseados em IA ao processo de ensino-aprendizagem, promovendo a autonomia dos estudantes e estimulando o pensamento crítico. A experiência foi conduzida entre 2024 e 2025, com uma turma multidisciplinar, utilizando ferramentas como o ChatGPT para a elaboração de intervenções, revisão textual e simulações de decisões. A metodologia adotada envolveu a observação do engajamento dos participantes ao longo da disciplina, o acompanhamento qualitativo da percepção docente e a aplicação de um questionário aos estudantes após a entrega do trabalho de conclusão de curso, visando captar de forma abrangente a experiência formativa vivenciada. Os resultados iniciais indicam que os estudantes passaram a conhecer as ferramentas de inteligência artificial e seus potenciais, demonstrando avanços na qualidade e/ou na agilidade dos projetos desenvolvidos, além de promoverem reflexões críticas sobre os limites éticos de seu uso no contexto educacional. Conclui-se que, quando integrada a práticas pedagógicas conscientes e eticamente orientadas, a IA pode se consolidar como uma aliada estratégica no ensino superior, especialmente em cursos interdisciplinares voltados ao desenvolvimento de competências aplicadas.

Palavras-chave inteligência artificial; ensino superior; economia comportamental; pós-graduação; inovação pedagógica.

Author

Dr Danielle de Almeida Mota Soares (Professora e Coordenadora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Doutorado em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)))

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