4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INVENTÁRIO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ACERVO DO EDUCAPES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Dr Sandra Cristina Martini Rostirola (Instituto Federal Catarinense)

Description

A Inteligência Artificial surgiu na década de 1950, com estudos voltados para a criação de máquinas capazes de interagir com o ser humano, como um promissor exercício de imaginação que buscava desenvolver sistemas aptos a resolver problemas, atuar em diferentes campos e aprender a partir de estímulos, de modo semelhante ao funcionamento do cérebro humano. No entanto, foi apenas na última década que ocorreu a massificação das tecnologias, com destaque para a Inteligência Artificial Generativa, capaz de produzir respostas em linguagem natural a partir de comandos inseridos pelos usuários. Nesse contexto, surgiram novas formas de ensinar e aprender, ainda pouco compreendidas, mas que podem impactar profundamente os processos educativos. A compreensão dessa mudança de paradigma resultou no surgimento de novas perspectivas de pesquisa. Desse modo, o presente estudo busca analisar as abordagens associadas à Inteligência Artificial Generativa presentes nos produtos educacionais do Portal Educapes, no âmbito da Educação Matemática. Nesse sentido, buscou-se identificar de que forma os produtos educacionais, cujas temáticas estejam voltadas à intersecção entre Inteligência Artificial e Licenciatura em Matemática, contribuem para a formação inicial de professores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter exploratório, com abordagem quantiqualitativa, configurando-se como um inventário dos artefatos registrados no acervo do Educapes que possam estimular os processos de instrumentação e instrumentalização docente durante a formação inicial. Foram identificados 192 artefatos, em sua maioria livros digitais. Suas temáticas abrangem desde questões gerais, como Educação na Sociedade Digital, Pensamento Computacional e tendências educacionais, até discussões sobre os desafios e possibilidades da inclusão de tecnologias no ensino de Matemática, seja pela adoção de novas ferramentas, pela promoção da inclusão ou pelo desenvolvimento de saberes alinhados às demandas do cidadão do novo milênio, que convive cotidianamente com as tecnologias.

Palavras-chave Educapes. Produtos educacionais. Licenciatura em Matemática. Inteligência artificial generativa.

Author

Dr Sandra Cristina Martini Rostirola (Instituto Federal Catarinense)

Co-authors

Dr Elisa Henning (Universidade do Estado de Santa Catarina) Dr Ivanete Zuchi Siple (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Presentation materials

There are no materials yet.