4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Construindo habilidades e competências: proposta de atividades síncronas à distância no Centro Universitário UNIFAVENI

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia

Speaker

Gustavo Romero (Unifaveni / Unicamp)

Description

Este estudo apresenta uma proposta de metodologia ativa para cursos de graduação (bacharelados e tecnólogos) do eixo de negócios, ofertados na modalidade à distância, concebida para integrar conteúdos transversais com as competências e habilidades previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O modelo organiza uma série de encontros síncronos semanais que conectam desafios do mundo corporativo com reflexão ética, colaboração e tomada de decisão em cenários reais, promovendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação, expressão crítica e resolução de problemas.
As sessões são estruturadas em torno de temas aplicados e interdisciplinares, como comunicação estratégica, dilemas éticos, governança e impacto social, inovação com propósito e decisões sob incerteza. Sabe-se que as DCNs regulamentam particularidades, mas compartilham de preocupação fundamental com a formação plural e contextualizada. Cada encontro combina atividades práticas - estudos de caso, simulações, debates guiados - com produção de evidências curtas para avaliação formativa contínua.
O desenho metodológico privilegia a aprendizagem ativa e a interação virtual entre pares, com suporte de ferramentas digitais. Inclui práticas de convivência dialógica, múltiplas formas de expressão e feedbacks estruturados, garantindo transparência e inclusão. O alinhamento entre habilidade e competências previsto pelas DCNs assegura coerência pedagógica e acompanhamento do progresso discente.
A proposta destaca-se por sua capacidade de articular formação profissional e competências e habilidades transversais, transformando encontros síncronos em experiências imersivas de aprendizagem. Estimula o pensamento integrado de dimensões diversas - política, social, comunicacional e profissional - para formação de discentes situados nos espaços decisórios público e privado. Configura-se, assim, como contribuição relevante ao debate sobre inovações metodológicas para educação virtual e híbrida, com potencial de replicação em diferentes contextos e áreas de conhecimento.

Palavras-chave ensino à distância; competências; habilidades; diretrizes curriculares; inovação curricular

Author

Gustavo Romero (Unifaveni / Unicamp)

Co-authors

Prof. Wanderson de Paula Pinto (Unifaveni) Prof. Andreza Nadja Freitas Serafim (Unifaveni) Prof. Ana Paula Rodrigues (Unifaveni)

Presentation materials

There are no materials yet.