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Este estudo apresenta uma proposta de metodologia ativa para cursos de graduação (bacharelados e tecnólogos) do eixo de negócios, ofertados na modalidade à distância, concebida para integrar conteúdos transversais com as competências e habilidades previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O modelo organiza uma série de encontros síncronos semanais que conectam desafios do mundo corporativo com reflexão ética, colaboração e tomada de decisão em cenários reais, promovendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação, expressão crítica e resolução de problemas.
As sessões são estruturadas em torno de temas aplicados e interdisciplinares, como comunicação estratégica, dilemas éticos, governança e impacto social, inovação com propósito e decisões sob incerteza. Sabe-se que as DCNs regulamentam particularidades, mas compartilham de preocupação fundamental com a formação plural e contextualizada. Cada encontro combina atividades práticas - estudos de caso, simulações, debates guiados - com produção de evidências curtas para avaliação formativa contínua.
O desenho metodológico privilegia a aprendizagem ativa e a interação virtual entre pares, com suporte de ferramentas digitais. Inclui práticas de convivência dialógica, múltiplas formas de expressão e feedbacks estruturados, garantindo transparência e inclusão. O alinhamento entre habilidade e competências previsto pelas DCNs assegura coerência pedagógica e acompanhamento do progresso discente.
A proposta destaca-se por sua capacidade de articular formação profissional e competências e habilidades transversais, transformando encontros síncronos em experiências imersivas de aprendizagem. Estimula o pensamento integrado de dimensões diversas - política, social, comunicacional e profissional - para formação de discentes situados nos espaços decisórios público e privado. Configura-se, assim, como contribuição relevante ao debate sobre inovações metodológicas para educação virtual e híbrida, com potencial de replicação em diferentes contextos e áreas de conhecimento.
Palavras-chave | ensino à distância; competências; habilidades; diretrizes curriculares; inovação curricular |
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