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Description
O ser humano tem a incrível capacidade intelectiva e a tem utilizado desde os primórdios para transformar vidas, esse processo de hominização e humanização, nos deu a capacidade de pensamento e, juntamente, a de controle sobre o meio ambiente. Esse movimento se estruturou em espaços escolares. Nestes, surgiram as ciências e as tecnologias que, foram aprimoradas e apropriadas por cada geração de humanos em suas civilizações. A universidade surgiu do encontro de pessoas que tinham interesse em transverter o estabelecido de cada época; nesse ambiente entre diálogos e diásporas acadêmicas, possibilitaram indivíduos que em suas tessituras sociais nos trouxeram ao mundo pós-contemporâneo. Entretanto, apesar dos atuais contextos de ingerências, retroações e ideologias neoconservadoras, a universidade segue resistindo, como espaço de saberes onde se é permitido pensar para além dos simulacros curriculares que formam profissionais. A tecnologia foi permeando o instituído e transformando as formas de pensar, de ensinar e de aprender, confluindo em novas e ou antigas formas de conceber ou de assimilar as informações para se tornar conhecimento. Numa analogia ou metáfora, a Inteligência Artificial insurgiu nas vidas humanas como o Caos, o vazio primordial para os gregos. O Caos, como ser primordial, permitiu o surgimento de Gaia (Terra) e de Eros (amor), mas também o Tártaro (submundo). Sem obliterar, dessa percepção, devemos refletir sobre a IA em nosso cotidiano, seja pelo receio de transformar a terra/territórios dos saberes; pelo medo ao amor, como energia vital da sagacidade humana e ou o submundo, o não-conhecido. A educação superior, em processo de assimilação da IA nos cotidianos acadêmicos deve reconhecer que precisa preparar e ao mesmo tempo estar preparada para um ensino-aprendizagem com componentes curriculares que não recusem, mas que ousem enfrentar o tecnofeudalismo ou o Tártaro do século XXI, nossos desafios éticos e humanos.
| Palavras-chave | Ensino-aprendizagem; Educação Superior; Inteligência Artificial; Inteligência Humana |
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