4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INFOSAÚDE 60+: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Igor Bettarello Carvalho Xavier (Universidade de Brasília)

Description

Contextualização: A Educação Superior enfrenta o desafio de desenvolver inovações pedagógicas que respondam às demandas sociais, como o envelhecimento populacional. A formação em saúde, nesse contexto, deve ir além do ambiente acadêmico, promovendo competências digitais e metodologias ativas que alcancem diretamente a comunidade, em especial a população idosa, frequentemente à margem do letramento digital e em saúde.

Objetivos da Ação: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de desenvolvimento do aplicativo “InfoSaúde 60+”, descrevendo sua concepção como uma ferramenta pedagógica para promover a autonomia e o letramento em saúde de pessoas com 60 anos ou mais, utilizando a tecnologia como ponte para o conhecimento.

Descrição da Experiência: A plataforma foi estruturada com base em princípios de design inclusivo, com interface simplificada e navegação intuitiva. O recurso central é um assistente de saúde que utiliza Inteligência Artificial (IA) para "conversar" com o usuário, traduzindo informações técnicas de saúde para uma linguagem acessível e acolhedora. A experiência de aprendizagem se dá de forma ativa, pois o usuário aprende sobre sua condição de saúde enquanto utiliza ferramentas práticas para gerenciar sua rotina, como o controle de medicamentos, o agendamento de consultas e o diário de bem-estar.

Resultados Percebidos: A experiência demonstrou o alto potencial da IA como um agente pedagógico personalizado, capaz de engajar o usuário idoso e qualificar seu autocuidado. Observou-se que a tecnologia, quando humanizada, atua como uma poderosa ferramenta de inclusão, permitindo que o usuário se torne protagonista na gestão de sua própria saúde.

Considerações Finais: O InfoSaúde 60+ se consolida como um estudo de caso de inovação curricular aplicada, demonstrando como projetos de extensão podem incorporar tecnologias emergentes para criar soluções de alto impacto social e educacional. A experiência reforça a importância de alinhar a formação na Educação Superior aos desafios contemporâneos da saúde coletiva.

Palavras-chave Inovação Curricular; Letramento em Saúde; Inteligência Artificial; Educação de Adultos; Tecnologia Assistiva.

Author

Igor Bettarello Carvalho Xavier (Universidade de Brasília)

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