4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Diagnóstico das Competências Digitais Docentes no NRE de Maringá: Subsídios para uma Formação Continuada em EaD Sensível ao Contexto Regional

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Thais Rosana Leite

Description

Esta pesquisa propõe diagnosticar o nível de proficiência nas competências digitais dos professores da Educação Básica vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá (NRE-MGA), que abrange 25 municípios do Paraná. A partir do referencial teórico DigCompEdu, adaptado ao contexto brasileiro, o estudo busca identificar lacunas formativas e propor um plano de formação continuada em Educação a Distância (EaD) alinhado às necessidades reais dos docentes. O problema central da investigação consiste em compreender de que forma o diagnóstico das competências digitais pode subsidiar políticas formativas efetivas, superando a atual oferta de formações genéricas e pouco contextualizadas. O recorte territorial inédito confere originalidade à proposta, considerando a diversidade socioeducacional da região e a ausência de estudos diagnósticos sistemáticos voltados para essa realidade. A metodologia adotada será de abordagem mista, combinando a aplicação de questionários digitais baseados no DigCompEdu com entrevistas semiestruturadas, possibilitando uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa dos dados. A pesquisa-ação será incorporada como estratégia de intervenção, culminando na proposição de trilhas formativas em EaD ajustadas aos diferentes níveis de proficiência encontrados. Como contribuição, espera-se oferecer subsídios concretos para a elaboração de políticas públicas de formação docente mais efetivas, além de colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 4, relacionado à educação de qualidade. Do ponto de vista acadêmico, o estudo inova ao aplicar um referencial europeu em contexto regionalizado, com sensibilidade às especificidades locais, ampliando o debate sobre a integração crítica das tecnologias digitais na prática pedagógica.

Palavras-chave Competências Digitais Docentes. Formação Continuada. Educação a Distância (EaD).

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