4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

APLICAÇÕES DO MÉTODO SOCRÁTICO COM IA GENERATIVA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Mr Guilherme Gonçalves Zanqueta

Description

A rápida inserção da Inteligência Artificial (IA) na sociedade tem gerado debates sobre ética, impactos e uso responsável, especialmente no contexto acadêmico. A Inteligência Artificial Generativa (IAGen), em particular, levanta preocupações como plágio, replicação de vieses e o uso acrítico por parte dos estudantes, que muitas vezes copiam respostas sem compreendê-las. Restringir o uso da IAGen nas universidades é uma abordagem contraproducente, já que a tecnologia é de fácil acesso. Neste trabalho, propõe-se uma maneira de integrar a IAGen nas aulas, incentivando o uso consciente e responsável. O objetivo é que os alunos entendam a ferramenta como um auxílio no processo de aprendizagem, e não um substituto para o pensamento crítico e a autonomia intelectual. A metodologia consiste em utilizar uma ferramenta de IAGen, neste caso o Gemini, para criar um "Gem" instruído a ensinar conceitos estatísticos por meio do método socrático. Essa abordagem dialógica, baseada em questionamentos, estimula o aluno a ter uma função ativa na construção do próprio conhecimento. Em vez de receber o conteúdo pronto, o estudante é desafiado a questionar as respostas da IA, buscar inconsistências e refletir sobre a veracidade do material, atuando como um sujeito ativo em seu aprendizado. A expectativa é que este ensaio promova reflexões sobre o uso da IAGen como suporte educacional, demonstrando um modelo aplicável a diversas áreas do conhecimento. Adicionalmente, espera-se que novas pesquisas surjam a partir desta discussão, aprofundando o debate sobre este tema crescente na educação.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Inteligência Artificial Generativa; Gem; Método socrático; Estatística.

Author

Co-author

Presentation materials