4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ANÁLISE DE DADOS NA GESTÃO PEDAGÓGICA: GERAÇÃO DE INSIGHTS E INDICADORES ESTRATÉGICOS NO ENSINO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual

Speaker

João Emmanuel D Alkmin Neves (FATEC Americana)

Description

Este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica em desenvolvimento que investiga como a inteligência artificial, especialmente por meio do uso de aprendizado de máquina e análise de grandes volumes de dados, pode contribuir para a construção de indicadores estratégicos e geração de insights na gestão pedagógica de cursos superiores. A proposta se insere no contexto de transformação digital e de exigências legais contemporâneas, como a curricularização da extensão prevista pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão de, no mínimo, 10% da carga horária dos cursos em atividades extensionistas. O objetivo da pesquisa visa compreender como ferramentas analíticas e modelos preditivos podem apoiar gestores educacionais na implantação, monitoramento e avaliação de ações de extensão integradas ao currículo, promovendo uma cultura institucional orientada por dados (data driven). O uso de indicadores gerados por inteligência artificial permite identificar relações complexas entre desempenho acadêmico, permanência estudantil, participação em atividades de extensão e qualidade da formação, apoiando a tomada de decisões estratégicas, personalizadas e em tempo real. A metodologia da pesquisa é bibliográfica, com análise crítica de estudos científicos e tecnológicos sobre a intersecção entre inteligência artificial, análise de dados educacionais e gestão acadêmica. Como desdobramento futuro, vislumbra-se a estruturação de sistemas e dashboards institucionais capazes de evidenciar o impacto da extensão no percurso formativo dos estudantes. Os resultados parciais indicam que o uso de inteligência artificial pode qualificar a gestão pedagógica e fortalecer a integração entre ensino e extensão, promovendo competências digitais essenciais à formação superior contemporânea e ampliando a capacidade das instituições de ensino superior de atender às normativas vigentes com inteligência estratégica.

Palavras-chave inteligência artificial; curricularização da extensão; competências digitais; indicadores educacionais; ensino superior

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