4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PRECISAMOS URGENTEMENTE MUDAR A PÓS-GRADUAÇÃO! UMA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA “PESQUISAS NARRATIVAS”

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speakers

Igor Vinicius Lima Valentim (Universidade Federal do Rio de Janeiro e CSG/SOCIUS, Universidade de Lisboa)Dr Cláucia Piccoli Faganello (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Description

O que os pedidos de pré-inscrição de interessados em cursar uma disciplina de Mestrado e Doutorado nos dizem a respeito da Pós-Graduação? Esta questão norteia o presente trabalho. Oferecemos a disciplina "Pesquisas Narrativas", no Programa de Pós-Graduação (PPG) em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mas o que houve de tão diferente para justificar esta pesquisa? Duas pistas iniciais. Primeiramente, o modo de oferta articula inovações baseadas em três pilares: a) modo híbrido, síncrono, sem nenhum custo; b) aberta a alunos de PPGs de todo o Brasil e de todas as áreas, com perspectiva transdisciplinar; c) integralmente lecionada com métodos ativos de ensino-aprendizagem, colocando os estudantes, suas curiosidades e interesses no centro do processo educacional. Em segundo lugar, recebemos quase 300 pedidos de inscrição. Infelizmente não tivemos como atender nem a 15% deles. Analisamos as fichas de pré-inscrição. Olhamos perfis e motivações. Os resultados desenharam um quadro alarmante, com questões urgentes: (1) desvalorização de disciplinas focadas em pesquisas qualitativas, narrativas e não-positivistas; (2) dificuldade de encontrar disciplinas estimulantes da curiosidade e/ou baseadas em métodos ativos; (3) confusão entre métodos ativos de ensino-aprendizagem e pesquisas participantes; (4) clamor por flexibilidade de horários, oferta híbrida/remota e validação de disciplinas de outros PPGs; (5) requisitos institucionais conflitantes com dificuldades para cursar e validar disciplinas de outros PPGs; (6) obrigação de cursar disciplinas desconexas com os projetos dos estudantes. É impossível que cada PPG consiga suprir as necessidades de todos os estudantes. Precisamos urgentemente mudar a Pós-Graduação! Aqui trazemos apenas sugestões que não necessitam de mais verbas, focadas na gestão cotidiana, no que está em nossas mãos, para que a Pós-Graduação responda às reais necessidades, interesses e desejos dos pós-graduandos e do país, inclusive com aumento da qualidade da formação construída.

Palavras-chave educação superior; pós-graduação; metodologias ativas; ensino híbrido; disciplinas

Authors

Igor Vinicius Lima Valentim (Universidade Federal do Rio de Janeiro e CSG/SOCIUS, Universidade de Lisboa) Dr Cláucia Piccoli Faganello (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Presentation materials

There are no materials yet.