4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Os 3H´s e a educação

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

PAULO HAYASHI JR (FCA UNICAMP)

Description

Apresentei recentemente uma palestra sobre “Os 3H´s e a educação” para a semana pedagógica da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). A palestra foi baseada em uma aula de uma disciplina ministrada por mim na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Um dos pontos chave é a teoria de desenvolvimento do cérebro trino, desenvolvido pelo médico Paul MacLean na década de 1970. Para o cientista, o ser humano superou outros animais na escala animal ao desenvolvimento do cérebro, o qual ocorreu em etapas. Há o cérebro reptiliano, o cérebro límbico ou emocional e o neocórtex. O primeiro representa o cérebro mais primitivo ou instintivo e cuida da parte de sobrevivência da vida material. Já o cérebro límbico gerencia a parte dos sentimentos e das emoções. Por fim, o neocórtex cuida da consciência, da racionalidade superior, da parte abstrata e da imaginação. É justamente este cérebro que representa o desenvolvimento tardio e sofisticado para o ser humano. Para McLean, o indivíduo deve se atentar tanto na manutenção dos elementos instintivos e materiais, quanto no refinamento da razão superior abstrata. É o equilíbrio ou balanço conjunto que favorece a vida humana. De certo modo, na área educacional, o cérebro trino pode ser representado pelo 3H´s do ser humano: head, heart, hands. Head para o neocórtex. Heart para o cérebro límbico e hands, para o corpo físico, a parte mais primitiva. Para que o indivíduo consiga ter condições para ter sucesso na vida, é essencial que ele tenha uma boa saúde física (cérebro reptiliano, “hands”), boa saúde emocional (cérebro límbico, “heart”) e boa capacidade cognitiva (neocórtex, “head”). Manter este equilíbrio e o correto desenvolvimento representa a tarefa da educação moderna. Não apenas a educação no sentido de formação profissional, mas também da “educação dos valores”, da casa, do “politeness”.

Palavras-chave cérebro trino, educação

Author

PAULO HAYASHI JR (FCA UNICAMP)

Presentation materials

There are no materials yet.