4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO WEB CURRÍCULO: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Douglas Henrique Bezerra Santos (IF Baiano / UFAL/CEDU)

Description

Diante das transformações provocadas pela cultura digital, emerge a necessidade de repensar o processo de ensino-aprendizagem à luz do web currículo, compreendendo a avaliação não apenas como aferição de saberes, mas como prática formativa, autoral e conectada a múltiplas linguagens, espaços e temporalidades. A presente proposta apresenta um relato de experiência desenvolvido na disciplina de Ética, Legislação e Direitos Humanos, ofertada em uma licenciatura em Educação Física de uma instituição pública de ensino superior. A atividade consistiu na elaboração de uma campanha educativa sobre temáticas ético-legais relacionadas à prática profissional da Educação Física, integrando plataformas digitais como o Google Sala de Aula e as redes sociais, em especial o Instagram. A proposta mobilizou os estudantes, individualmente ou em grupos, na produção de folders com mensagens voltadas a contextos escolares, academias e mídias sociais, estimulando a reflexão crítica sobre ética profissional, a legislação vigente e os direitos humanos. As produções circularam inicialmente no ambiente virtual da disciplina e, em seguida, foram compartilhadas em um perfil coletivo da turma, promovendo maior visibilidade e alcance. À luz da perspectiva do web currículo, a experiência buscou romper com os limites tradicionais da sala de aula, incorporando práticas comunicacionais, autorais e colaborativas que emergem na cultura digital. O web currículo, entendido como uma tessitura de saberes que se expande em múltiplas linguagens e espaços interativos, sustentou a proposta de aprendizagem situada, transversal e conectada às realidades sociais e profissionais dos estudantes. Observou-se forte engajamento discente, produção colaborativa e ressignificação dos processos avaliativos, evidenciando o potencial formativo das tecnologias digitais quando integradas de forma crítica e criativa ao currículo. Conclui-se que experiências como esta contribuem para a formação docente contemporânea ao promoverem competências digitais, autoria, criticidade e sensibilidade ética, reafirmando o papel do web currículo como elemento articulador entre formação acadêmica, cidadania e práticas sociais.

Palavras-chave Avaliação; Educação Física; Google Sala de Aula; Tecnologias Digitais; Web Currículo.

Authors

Presentation materials

There are no materials yet.