4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Mr Gabriel Guerra Rosa (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS)

Description

Introdução: A Inteligência Artificial (IA) tem impactado a educação superior. Na saúde, o ChatGPT permite a criação de questões pedagógicas, promovendo aprendizagem ativa e feedback imediato sendo importante a validação da qualidade do item. Objetivo: Avaliar a utilização do ChatGPT na elaboração de questões para cursos da área da saúde. Metodologia: Estudo de avaliação de intervenção educacional em andamento na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), sendo desenvolvido em quatro etapas: aplicação de formulário a docentes e discentes sobre conhecimento prévio e experiência com o ChatGPT em escala de Likert de cinco pontos; desenvolvimento de prompt padrão, validado por especialistas, baseado na metodologia 7D e alinhado aos objetivos pedagógicos; elaboração das questões revisadas por profissionais com expertise na área; aplicação de testes formativos nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia, com 50% das questões elaboradas pelo ChatGPT, a serem aplicadas on-line na plataforma Moodle. A análise será realizada no software R 4.0. Utilização do Ranking Médio para as respostas ao formulário e comparação dos parâmetros de discriminação dos itens elaborados pelo ChatGPT e por docentes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE: 84195624.0.0000.5569). Resultados (parciais): 115 docentes e 216 discentes, responderam ao formulário demonstrando variação na experiência, o prompt padrão foi criado e validado por especialistas com previsão da etapa de elaboração de questões pelo ChatGPT para aplicação dos testes no mês de Setembro. Conclusões: A proposta é promissora para a inovação na avaliação formativa em saúde. Como produto técnico, será desenvolvido um E-book com orientações práticas e modelo de prompt padronizado para auxiliar docentes no uso do ChatGPT na elaboração de questões.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Universidade; Questões de Prova; Avaliação Educacional; ChatGPT.

Authors

Mr Gabriel Guerra Rosa (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS) Prof. Taciana Barbosa Duque (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS)

Co-authors

Prof. Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS) Prof. Paulo Rafael do Nascimento Lima (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS)

Presentation materials

There are no materials yet.