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Introdução: A Inteligência Artificial (IA) tem impactado a educação superior. Na saúde, o ChatGPT permite a criação de questões pedagógicas, promovendo aprendizagem ativa e feedback imediato sendo importante a validação da qualidade do item. Objetivo: Avaliar a utilização do ChatGPT na elaboração de questões para cursos da área da saúde. Metodologia: Estudo de avaliação de intervenção educacional em andamento na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), sendo desenvolvido em quatro etapas: aplicação de formulário a docentes e discentes sobre conhecimento prévio e experiência com o ChatGPT em escala de Likert de cinco pontos; desenvolvimento de prompt padrão, validado por especialistas, baseado na metodologia 7D e alinhado aos objetivos pedagógicos; elaboração das questões revisadas por profissionais com expertise na área; aplicação de testes formativos nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia, com 50% das questões elaboradas pelo ChatGPT, a serem aplicadas on-line na plataforma Moodle. A análise será realizada no software R 4.0. Utilização do Ranking Médio para as respostas ao formulário e comparação dos parâmetros de discriminação dos itens elaborados pelo ChatGPT e por docentes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE: 84195624.0.0000.5569). Resultados (parciais): 115 docentes e 216 discentes, responderam ao formulário demonstrando variação na experiência, o prompt padrão foi criado e validado por especialistas com previsão da etapa de elaboração de questões pelo ChatGPT para aplicação dos testes no mês de Setembro. Conclusões: A proposta é promissora para a inovação na avaliação formativa em saúde. Como produto técnico, será desenvolvido um E-book com orientações práticas e modelo de prompt padronizado para auxiliar docentes no uso do ChatGPT na elaboração de questões.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Universidade; Questões de Prova; Avaliação Educacional; ChatGPT. |
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