4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Educação Digital e Inteligência Artificial: Um Olhar sobre Possibilidades Formativas no Ensino Superior

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Prof. RODRIGO LEAL DA SILVEIRA (Unicamp)

Description

Este artigo examina as possibilidades e os desafios envolvidos na incorporação da Inteligência Artificial (IA) em projetos pedagógicos no ensino superior, com ênfase na educação digital. A partir da obra de Sargsyan (2025), discute-se como a IA, especialmente em sua vertente agentiva, pode contribuir para a personalização do ensino, o desenvolvimento de aprendizagens adaptativas e a ampliação do acesso ao conhecimento. As tecnologias baseadas em IA apresentam potencial para atuar como mediadoras no processo educativo, oferecendo suporte à autonomia discente, à análise de dados educacionais e à construção de trajetórias formativas mais flexíveis e responsivas. Nesse contexto, propõe-se um modelo pedagógico sustentado por três eixos fundamentais: o letramento em IA, que capacita docentes e discentes para o uso crítico e criativo da tecnologia; a infraestrutura ética, voltada à promoção da equidade e da diversidade epistemológica; e a formação docente por competências, visando à integração intencional e pedagógica da IA nos currículos. Embora persistam desafios, como a necessidade de políticas institucionais consistentes e a variação nos níveis de preparo técnico-pedagógico entre os profissionais da educação, destaca-se o papel estratégico das instituições de ensino superior na construção de ecossistemas educacionais inovadores, inclusivos e tecnologicamente avançados. Conclui-se que a incorporação da IA à educação digital, quando orientada por princípios éticos e pedagógicos, representa uma oportunidade significativa para reconfigurar práticas formativas e fortalecer a qualidade do ensino superior contemporâneo.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Educação Superior; Projetos Pedagógicos; Educação Digital; Inovação.

Author

Presentation materials

There are no materials yet.