PRIMEIRA CIRCULAR
O Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) e a Associação de Geógrafos Brasileiros - Seção Campinas/SP têm a satisfação em convidar a comunidade geográfica a participar do 9° Encontro Regional de Ensino de Geografia: “Autonomia Docente e Ensino de Geografia: resistir para existir” a ser realizada entre os dias 09 e 12 de outubro de 2025, no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). As políticas curriculares em suas múltiplas e conexas escalas, tais como o Novo Ensino Médio, os sistemas apostilados e, mais recentemente, os dispositivos de plataformização da Educação Básica não se apresentam como eventos isolados, mas como parte de uma cadeia articulatória que vem reescrevendo sentidos sobre o que é ensinar, aprender e gerir a escola pública no Brasil. Esses processos ao se afirmarem, podem instaurar regimes de verdade que desautorizam outras práticas pedagógicas e modos de existir na escola, ao mesmo tempo em que produzem uma hegemonia discursiva na qual o conhecimento geográfico e a escola são reposicionados como mercadoria, efeitos de uma lógica mercadológica, que tenta totalizar, mas que, no próprio gesto de totalizar, deixa entrever suas fissuras e possibilidades de ressignificação discursiva da autonomia docente. Portanto, o 9° Encontro Regional de Ensino de Geografia: “Autonomia Docente e Ensino de Geografia: resistir para existir” se inscreve no esforço de tensionar discursivamente os Modus operandi por meio dos quais as políticas educacionais se materializam no cotidiano escolar e na evidenciação da resistência docente pelo sentido de autonomia no Ensino de Geografia.
Campinas, 07 de maio de 2025.
DATAS IMPORTANTES
Início das Inscrições: 19 de maio de 2025
Submissão de trabalhos: 19 de maio a 21 de julho de 2025
Avaliação dos trabalhos: de 22 de julho
Divulgação dos trabalhos aprovados: 01 de setembro de 2025
Período de correção dos trabalhos aprovados: de 01 de setembro a 30 de setembro
PREÇOS DAS INSCRIÇÕES
- A Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) garante descontos não apenas no 9º Encontro Regional de Ensino de Geografia (EREG), como também em outros eventos organizados pela AGB.
- Para se associar na AGB-Campinas, entrar no link e seguir todos os procedimentos indicados: https://forms.gle/56GLstXzPGxZkzSk6
DIRETRIZES PARA OS AUTORES
Submissão e apresentação de práticas educativas e de pesquisas acadêmicas:
1) A submissão do trabalho implica na aceitação automática das regras do evento.
2) Cada participante poderá submeter no máximo dois trabalhos, sendo 1 (um) trabalho como autor principal e 1 (um) trabalho como coautor, ou os dois trabalhos como coautor. Não será permitido, de forma alguma, a inclusão de novos autores após a submissão do trabalho. Os certificados de apresentação de trabalho só serão entregues aos trabalhos apresentados e autores que estiverem presentes no momento da apresentação do trabalho.
3) Tanto as práticas educativas quanto às pesquisas acadêmicas devem conter as seguintes formatações: i) fonte: Times New Roman e tamanho 12; ii) formatações de parágrafo: Alinhamento: Justificado no corpo do texto; iii) espaçamento entre linhas 1,5; iv) Recuo: Esquerdo e direito 0 (zero) e Especial: marcado em primeira linha de 1,25; v) espaçamento antes e depois de 0 pt (zero); vi) margens: com 2,5 cm em todos os lados; vii) título: Negrito, fonte 14, caixa alta e caixa baixa para subtítulo (após os dois pontos); viii) Demais Seções do Texto: em negrito; não numerar e apenas primeira letra em caixa alta
4) Todas essas informações já estão salvas no template disponibilizado, que deve ser, rigorosamente, utilizado.
As práticas educativas são experiências EFETIVAMENTE realizadas na Educação Básica ou Ensino Superior, Estágios Supervisionados e/ou PIBID. Os autores deverão produzir uma descrição e, fundamentalmente, uma reflexão sobre a atividade realizada, à luz de fundamentação teórica e dos resultados obtidos. Os autores deverão submeter o texto completo contendo de 5 a 10 páginas, já incluindo as referências bibliográficas e as figuras.
As pesquisas acadêmicas devem apresentar resultados parciais ou finais de pesquisas acadêmicas (Iniciação Científica, PIBID, TCC, Monografia, Especialização, Mestrado e/ou Doutorado). Os autores deverão submeter o texto completo, contendo de 8 a 12 páginas, já incluindo as referências bibliográficas e as figuras.
5) Tanto as práticas educativas quanto às pesquisas acadêmicas aprovadas serão apresentadas exclusivamente na modalidade oral.
6) Grupos de Trabalhos: Os autores já devem indicar um Grupo de Trabalho no ato da submissão do trabalho, a saber:
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Multiculturalidade, diferenças e identidades na educação em geografia
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Novas cartografias na educação em geografia
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Políticas educacionais e currículo na educação em geografia
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Questões teórico-metodológicas na educação em geografia
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História da Geografia Escolar
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Geografia da Educação
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Saberes docentes e formação de professores de geografia
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Recursos didáticos e metodologias na educação em geografia
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Tecnologias e múltiplas linguagens na educação em geografia
PUBLICAÇÃO DOS ANAIS
Para que o trabalho aprovado seja publicado nos anais do 9º EREG é obrigatória a sua apresentação no evento por pelo menos um dos autores. Autores e coautores que não tiverem o pagamento realizado terão seus nomes subtraídos do trabalho.
TEMPLATE PARA SUBMISSÃO DO TRABALHO
O TEMPLATE para a submissão de trabalhos para 9º Encontro Regional de Ensino de Geografia está disponível no link:
ORGANIZAÇÃO
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Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Campinas
Apoio:
Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp
Universidade Estadual de Campinas