Speaker
Description
Esse Relato de Experiência foi desenvolvido no 1o. semestre de 2023, na disciplina Didática Geral, no Curso de Pedagogia, com a turma de 2o. ano. O Relato decorreu do aparecimento da discussão da inteligência artificial - Chat GPT no contexto da Educação Superior, com o objetivo de levar as estudantes a conhecerem tal ferramenta de forma crítica, reflexiva e permeada pela ética. O Relato deu-se no segundo mês de aula, junto a 12 alunas que foram convidadas a pesquisarem a concepção do Chat no site da OpenAI, além de apresentarem as suas concepções. Também foram apresentadas duas perguntas relacionadas ao conteúdo da disciplina para que pudessem fazer uma análise das respostas a partir do Chat. As alunas responderam 10 perguntas que foram analisadas a partir das referências científicas da Didática Geral e da ferramenta. As perguntas foram direcionadas ao entendimento do que é o Chat, antes e depois da pesquisa; o conhecimento da ferramenta; se gostaram de conhecer; que cuidados o profissional da educação e estudantes precisam considerar no uso do Chat na aprendizagem. A partir dos relatos das estudantes, 6 conheciam o Chat antes da pesquisa e 6 não; o Chat é considerado uma ferramenta, um programa, uma inovação da tecnologia e um analfabeto funcional; 11 estudantes gostaram de conhecer a ferramenta e 1, não, dizendo que o profissional da educação precisa conferir as respostas, atentar-se ao plágio, estudar a plataforma e ter o conhecimento para verificar em outros meios a veracidade do que foi respondido. Enquanto alunos, é preciso conferir a resposta, ampliar a investigação, e ter o conhecimento sobre o assunto. A partir dos relatos das estudantes, é necessário usar o Chat com parcimônia, bem como conhecer o conteúdo
para analisar as respostas que nem sempre se apresentam como corretas ou completas.
Palavras-chave | Educação Superior, Didática, Inteligência Artificial, Chat GPT, Reflexão |
---|