Speaker
Description
Introdução
As tecnologias digitais e a inteligência artificial (IA) têm revolucionado as práticas de ensino e aprendizagem, exigindo que docentes estejam preparados para utilizá-las de forma crítica e criativa. No contexto do ensino militar, essa capacitação é essencial para garantir a eficácia do ensino e a formação integral dos cadetes. Deste modo, este estudo tem como objetivo investigar de que maneira a formação contínua dos docentes militares influencia o uso crítico e criativo das tecnologias digitais e da IA na AMAN?
Objetivos
Investigar o impacto da formação contínua na preparação dos docentes da AMAN para o uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA, buscando:
1. Identificar as principais necessidades formativas dos instrutores em relação às tecnologias digitais e IA;
2. Analisar a percepção dos docentes sobre a importância e o impacto da capacitação em suas práticas pedagógicas; e
3. Investigar as iniciativas institucionais de formação contínua já existentes.
Metodologia
A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, combinando revisão bibliográfica e estudo empírico com docentes da academia. Serão aplicados questionários para captar as necessidades e percepções, além da análise documental das iniciativas de formação existentes. Os dados qualitativos serão analisados por conteúdo e os quantitativos por estatísticas descritivas.
Resultados (parciais)
Os resultados parciais da pesquisa em andamento evidenciam um reconhecimento por parte do corpo docente sobre a importância da capacitação contínua. Observa-se a existência de desafios formativos relacionados ao domínio das tecnologias digitais e da IA, sinalizando a demanda por iniciativas pedagógicas mais abrangentes e organizadas.
Conclusão
O estudo apontará caminhos para o fortalecimento da formação docente na AMAN, promovendo uma inovação curricular que acompanhe os avanços tecnológicos e prepare melhor os futuros oficiais do Exército Brasileiro à serviço do país.
Palavras-chave | Formação de Docentes Militares, Inteligência Artificial e Inovação Curricular |
---|