4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE DOCENTES COMO FATOR CRÍTICO PARA A INOVAÇÃO CURRICULAR NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN)

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Ana Clara da Silva Fonseca (Universidade de Taubaté)

Description

Introdução
As tecnologias digitais e a inteligência artificial (IA) têm revolucionado as práticas de ensino e aprendizagem, exigindo que docentes estejam preparados para utilizá-las de forma crítica e criativa. No contexto do ensino militar, essa capacitação é essencial para garantir a eficácia do ensino e a formação integral dos cadetes. Deste modo, este estudo tem como objetivo investigar de que maneira a formação contínua dos docentes militares influencia o uso crítico e criativo das tecnologias digitais e da IA na AMAN?

Objetivos
Investigar o impacto da formação contínua na preparação dos docentes da AMAN para o uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA, buscando:
1. Identificar as principais necessidades formativas dos instrutores em relação às tecnologias digitais e IA;
2. Analisar a percepção dos docentes sobre a importância e o impacto da capacitação em suas práticas pedagógicas; e
3. Investigar as iniciativas institucionais de formação contínua já existentes.

Metodologia
A pesquisa adota uma abordagem quali-quantitativa, combinando revisão bibliográfica e estudo empírico com docentes da academia. Serão aplicados questionários para captar as necessidades e percepções, além da análise documental das iniciativas de formação existentes. Os dados qualitativos serão analisados por conteúdo e os quantitativos por estatísticas descritivas.

Resultados (parciais)
Os resultados parciais da pesquisa em andamento evidenciam um reconhecimento por parte do corpo docente sobre a importância da capacitação contínua. Observa-se a existência de desafios formativos relacionados ao domínio das tecnologias digitais e da IA, sinalizando a demanda por iniciativas pedagógicas mais abrangentes e organizadas.

Conclusão
O estudo apontará caminhos para o fortalecimento da formação docente na AMAN, promovendo uma inovação curricular que acompanhe os avanços tecnológicos e prepare melhor os futuros oficiais do Exército Brasileiro à serviço do país.

Palavras-chave Formação de Docentes Militares, Inteligência Artificial e Inovação Curricular

Author

Ana Clara da Silva Fonseca (Universidade de Taubaté)

Co-authors

Ms Maria Aparecida Campos Diniz de Castro (Universidade de Taubaté) Mr Stenio Augusto Oliveira (Academia Militar das Agulhas Negras)

Presentation materials

There are no materials yet.