4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Introdução de competências digitais na reformulação curricular de um curso de Psicologia em universidade pública

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Maiango Dias (Universidade Estadual de Londrina)

Description

A Psicologia, tradicionalmente marcada pela interação humana e métodos presenciais, como a relação psicólogo-paciente e dinâmicas de grupo, foi por muito tempo considerada imune à substituição por tecnologias. No entanto, a pandemia acelerou a incorporação de recursos tecnológicos na prática psicológica, tornando o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) uma técnica dominante, especialmente entre os profissionais recém-formados. Diante dessa transformação, a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais em 2023 abriu espaço para a inserção de competências digitais na formação acadêmica, com efeitos esperados em médio prazo. Este relato apresenta os principais resultados do processo de reformulação curricular em uma universidade pública do Sul do Brasil, que enfrentou desafios pedagógicos, administrativos, epistemológicos e estruturais. Como resultado, foi criada a disciplina de núcleo comum “Tecnologias para Prestação de Serviços em Psicologia”, que aborda temas como teleatendimento, proteção de dados, ética e técnicas. Além disso, propôs-se uma nova ênfase curricular: “Psicologia, Ciência e Tecnologia”, que inclui disciplinas e estágios voltados à aplicação de tecnologias em pesquisa, tecnologias sociais e ao enfrentamento dos desafios da transformação digital e da inteligência artificial. Espera-se, a médio prazo, integrar mais profundamente graduação e pós-graduação, fortalecer a pesquisa e preparar os estudantes para atuar em contextos de alta tecnologia. A iniciativa busca romper com barreiras institucionais e tradicionais, promovendo um currículo mais alinhado com as demandas contemporâneas e o futuro da profissão. A formação em Psicologia precisa, urgentemente, incluir competências digitais e tecnológicas para garantir a qualificação dos profissionais diante das rápidas mudanças sociais e tecnológicas.

Palavras-chave Competências digitais; Formação do psicólogo; Reformulação curricular

Author

Maiango Dias (Universidade Estadual de Londrina)

Co-authors

Prof. Eneida Silveira Santiago (Universidade Estadual de Londrina) Prof. Maira Bonafe Sei (Universidade Estadual de Londrina) Prof. Silvia Aparecida Fornazari (Universidade Estadual de Londrina)

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