4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL: REVISÃO DE LITERATURA E PROPOSTAS CRIATIVAS PARA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speaker

Siomara Regina Cavalcanti de Lucena (Instituto Federal da Bahia)

Description

A inclusão educacional constitui um dos pilares para a construção de sociedades mais justas e equitativas, exigindo práticas que contemplem as necessidades de todos os estudantes, especialmente aqueles com necessidades educacionais específicas (NAPNEs). Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre o uso da inteligência artificial (IA) para a adaptação de materiais didáticos e a proposição de soluções criativas em tecnologias assistivas. Estudos recentes (UNESCO, 2021; Rose et al., 2020; Scherer & Craddock, 2022) destacam o potencial da IA para identificar necessidades individuais e personalizar conteúdos em tempo real, promovendo uma aprendizagem mais acessível e significativa. Ferramentas baseadas em IA, como leitores de tela inteligentes, aplicativos para simplificação de textos complexos e tradutores automáticos em tempo real, têm sido destacadas como recursos transformadores na prática pedagógica inclusiva. Além disso, a IA permite o desenvolvimento de tecnologias assistivas inovadoras, como dispositivos de realidade aumentada para alfabetização de estudantes com deficiência visual (Smith et al., 2020) e soluções que utilizam machine learning para a previsão e o suporte ao comportamento de aprendizagem. A pesquisa reforça a importância de integrar essas práticas a uma abordagem ética, garantindo que a utilização dessas tecnologias respeite a privacidade, a autodeterminação e a diversidade cultural dos estudantes (Floridi et al., 2018). Por fim, o trabalho discute a relevância de promover a capacitação de educadores para o uso criativo e responsável dessas ferramentas, favorecendo não apenas o acesso aos conteúdos educacionais, mas também a autonomia e a participação plena dos estudantes no processo de aprendizagem. Este estudo contribui para o avanço das discussões sobre educação inclusiva e ética tecnológica, colaborando com práticas inovadoras para a construção de espaços educacionais mais justos e acessíveis.

Palavras-chave Educação Inclusiva; Inteligência Artificial; Tecnologias Assistivas; Acessibilidade Educacional

Author

Siomara Regina Cavalcanti de Lucena (Instituto Federal da Bahia)

Co-authors

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