4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Inteligência Artificial e Inclusão: Possibilidades e Desafios para Estudantes Surdos no Ensino Superior

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speaker

Luciana Santos (FEUSP)

Description

Esta pesquisa tem como objetivo analisar criticamente o uso de ferramentas tecnológicas digitais com Inteligência Artificial (IA) por estudantes surdos no Ensino Superior. O avanço da IA possibilita a criação de soluções que favorecem a interação visual, aspecto central para a comunidade surda, por meio de tradutores automáticos, gerador de legendas em tempo real, reconhecimento de sinais e avatares que produzem conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, contemplando o levantamento de produções científicas dos últimos cinco anos que trazem aplicações de recursos tecnológicos digitais com IA em contextos educacionais inclusivos. Foram consideradas duas bases de dados: Periódicos Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam limitações e desafios éticos relacionados a essas tecnologias, como a dependência de bases de dados ainda restritas, a padronização de sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) sem considerar variações regionais e culturais, além de riscos de exclusão, caso os recursos não sejam disponibilizados de forma acessível a todos. Apesar dos desafios apontados, a Inteligência Artificial apresenta um potencial significativo para reduzir barreiras comunicacionais e ampliar a acessibilidade e participação de pessoas surdas no Ensino Superior. Contudo, reforça-se a necessidade de um uso ético, responsável e crítico dessas ferramentas, de modo que contribuam efetivamente para uma educação mais inclusiva e equitativa.

Palavras-chave Educação Inclusiva; Comunidade Surda; Ensino Superior; Inteligência Artificial; Ética.

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