4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTEGRAÇÃO ENTRE BIM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PROJETOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speakers

Jônatas Macêdo de Souza (IFBA)Dr Reinan Tiago Fernandes dos Santos (IFBA)

Description

A transformação digital no setor da construção civil tem sido impulsionada por tecnologias como o Building Information Modeling (BIM) e a Inteligência Artificial (IA), cuja integração aponta para novas perspectivas na gestão de projetos. Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica sobre como a IA pode ser incorporada a modelos BIM, com vistas à automação de tarefas e ao aprimoramento da tomada de decisões. A metodologia consistiu em revisão narrativa de artigos recentes indexados em bases científicas, publicados principalmente nos últimos cinco anos. Foram identificadas aplicações que abrangem desde a detecção automatizada de conflitos em projetos, a estimativa de custos e prazos, até a simulação de cenários construtivos para maior previsibilidade e eficiência. Os estudos analisados demonstram que a sinergia entre BIM e IA contribui para maior precisão no planejamento, redução de erros e maior sustentabilidade nos processos construtivos. No contexto da Educação Superior, a integração dessas tecnologias revela potencial para a formação de competências digitais essenciais, permitindo que estudantes de Engenharia e Arquitetura desenvolvam habilidades analíticas e críticas para lidar com desafios reais da profissão. Além disso, sua incorporação em práticas pedagógicas e projetos de extensão pode aproximar a sala de aula das inovações do setor, estimulando docentes e discentes a explorarem a IA como ferramenta de apoio criativo e estratégico no ambiente acadêmico e profissional.

Palavras-chave BIM; Inteligência Artificial; Gestão de Projetos; Construção Civil; Educação Superior

Author

Co-authors

Presentation materials

There are no materials yet.