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RESUMO
Promover uma aprendizagem significativa a partir da investigação de conceitos abstratos representa uma jornada repleta de desafios. A partir desse contexto, busca-se explorar essa abstração por meio de tecnologias digitais, aplicação 3D, simulação e modelagem numérica de turbinas eólicas. O objetivo deste trabalho é identificar potencialidades da simulação de energia eólica como uma proposta STEAM- Science, Technology, Art, Engineering, and Mathematics para cursos superiores em tecnologia que possuem a disciplina de Física I em seu núcleo básico. A ideia central da proposta é a resolução de problemas com protagonismo e engajamento discente. O software QBlade será a ferramenta tecnológica central, servindo como um mediador digital para a investigação e experimentação das turbinas. A metodologia proposta é teórica-experimental e dividida em 4 fases. A primeira fase será composta pela problematização com emprego de inteligência artificial (IA) (S e T - Ciência e Tecnologia), a segunda fase a análise de aerofólios ( E e M - Engenharia e Matemática), a terceira fase é a simulação da turbina, a terceira fase é o desenho (A- Arte) e quarta fase fabricação digital de pás dos aerogeradores e apresentação dos resultados (STEAM Integrada). O principal resultado deste trabalho é uma proposta de sequência didática para cursos de tecnologia, que integra ferramentas de Inteligência Artificial (IA) à abordagem STEAM, tendo a geração de energia eólica como contexto. O produto final será um protótipo aerogerador, desenvolvido por meio de um processo que integra IA, simulação numérica e impressão 3D. A abordagem desta pesquisa demonstra potencial para fomentar um trabalho colaborativo natural entre diversas áreas do conhecimento, como matemática, engenharia, tecnologias, desenho digital e inteligência artificial. Desse modo, sua aplicabilidade em sala de aula poderá propiciar não apenas uma aprendizagem significativa, mas também constituir uma estratégia concreta para a implementação da abordagem STEAM na Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave | Inteligência Artificial, Educação Profissional e Tecnológica, Abordagem STEAM. |
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