Speakers
Description
O presente relato de experiência apresenta reflexões das autoras, professora universitária e psicóloga recém formada, respectivamente, que passaram nos últimos meses por defesa pública de trabalho de conclusão de curso em IES no DF.
A obrigação de aprovação em estágios e TCC como condição para ingresso no mundo do trabalho convive com o sofrimento de docentes assoberbados de demandas institucionais que não conseguem, na maioria das vezes, dispensar a necessária atenção aos orientandos nesta fase decisiva de formação.
As necessidade de práticas de educação inclusiva no modelo educacional vigente, em especial quanto à quantidade de alunos sob orientação, sinalizam a gravidade da falta de tempo e de oportunidades reais de encontros que geram afetos, fortalecem vínculos, permitem partilhas de dúvidas e vulnerabilidades: elementos essenciais para uma aprendizagem significativa. Como enfrentar a falta que o docente faz?
Não são poucos os discentes que, verdadeiramente comprometidos com o exercício das competências digitais de forma ética, têm utilizado a IA como ferramenta de organização textual. A experiência de uso do CHATGPT e GEMINI demonstra que as interações com a IA almejam mais que validação técnico-teórica. O que nos chama a atenção é o seu uso para suprir o esvaziamento das trocas pessoais e singulares, típicas de uma orientação tradicional. As respostas rápidas acompanhadas de palavras de incentivo constantes têm atraído discentes inseguros e solitários que, notando-se incapazes de lidar com as aspectos naturais das interações humanas que poderiam gerar culpa, vergonha e ansiedade, optam pela IA. O que parece ganho imediato, pela conclusão do trabalho, parece-nos um fator de risco biopsicossocial e espiritual por ampliar espaços de isolamento e de adoecimento mental, marcados pela fragilidade de vínculos e pelo esvaziamento de partilhas de saberes que poderiam edificar cidadãos emancipados capazes de usar a IA com responsabilidade.
Palavras-chave: IA; Educação superior; vínculos; inclusão; TCC.
Palavras-chave | IA; Educação superior; vínculos; inclusão; TCC. |
---|