4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E VÍNCULOS NA ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speakers

Ms Anna Luiza Castro Gianasi (Maria Alice de Castro Gianasi - Renato Gianasi) Karoline Miranda de Oliveira (Eloisa Pereira Miranda de Oliveira - Jaime Antonio de Oliveira)

Description

O presente relato de experiência apresenta reflexões das autoras, professora universitária e psicóloga recém formada, respectivamente, que passaram nos últimos meses por defesa pública de trabalho de conclusão de curso em IES no DF.
A obrigação de aprovação em estágios e TCC como condição para ingresso no mundo do trabalho convive com o sofrimento de docentes assoberbados de demandas institucionais que não conseguem, na maioria das vezes, dispensar a necessária atenção aos orientandos nesta fase decisiva de formação.
As necessidade de práticas de educação inclusiva no modelo educacional vigente, em especial quanto à quantidade de alunos sob orientação, sinalizam a gravidade da falta de tempo e de oportunidades reais de encontros que geram afetos, fortalecem vínculos, permitem partilhas de dúvidas e vulnerabilidades: elementos essenciais para uma aprendizagem significativa. Como enfrentar a falta que o docente faz?
Não são poucos os discentes que, verdadeiramente comprometidos com o exercício das competências digitais de forma ética, têm utilizado a IA como ferramenta de organização textual. A experiência de uso do CHATGPT e GEMINI demonstra que as interações com a IA almejam mais que validação técnico-teórica. O que nos chama a atenção é o seu uso para suprir o esvaziamento das trocas pessoais e singulares, típicas de uma orientação tradicional. As respostas rápidas acompanhadas de palavras de incentivo constantes têm atraído discentes inseguros e solitários que, notando-se incapazes de lidar com as aspectos naturais das interações humanas que poderiam gerar culpa, vergonha e ansiedade, optam pela IA. O que parece ganho imediato, pela conclusão do trabalho, parece-nos um fator de risco biopsicossocial e espiritual por ampliar espaços de isolamento e de adoecimento mental, marcados pela fragilidade de vínculos e pelo esvaziamento de partilhas de saberes que poderiam edificar cidadãos emancipados capazes de usar a IA com responsabilidade.
Palavras-chave: IA; Educação superior; vínculos; inclusão; TCC.

Palavras-chave IA; Educação superior; vínculos; inclusão; TCC.

Authors

Ms Anna Luiza Castro Gianasi (Maria Alice de Castro Gianasi - Renato Gianasi) Karoline Miranda de Oliveira (Eloisa Pereira Miranda de Oliveira - Jaime Antonio de Oliveira)

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