Speaker
Description
O curso de ensino superior “Tecnologia em Produção Multimídia” do IFBA, campus Santo Antônio de Jesus/BA, passa por constantes evoluções marcadas pelas modulações do mercado digital e audiovisual. Nesse contexto, foi engendrada a questão: de que modo a utilização de recursos de Inteligência Artificial na produção audiovisual pode favorecer o desenvolvimento formativo dos estudantes do curso Produção Multimídia com direção às competências e habilidades técnicas e específicas mobilizadas nos componentes curriculares de Técnicas de Edição de Imagens e Produção/Direção de Arte? Desta forma, o objetivo constitui-se em analisar as contribuições da IA na formação de competências criativas, técnicas e críticas no campo da produção audiovisual, com foco nos componentes curriculares mencionados acima. Por meio de rodas de conversa, os estudantes foram estimulados a falar sobre os modos como usam a IA no cotidiano das atividades práticas, além de produzir reflexões acerca de questões éticas como direitos autorais, produção de fake news ou vídeos e imagens ofensivas. Constatou-se que, em meio à constituição da profissão Produtor Multimídia como gênero profissional, as ferramentas de IA fazem parte do ofício, pois facilitam o trabalho de edição, além do uso da IA generativa para produção de textos e conteúdo audiovisual. Os alunos apontam proximidade e facilidade com o uso da ferramenta, vendo a mesma mais como instrumento que facilita o trabalho do que um risco à profissão. Todavia, embora os professores solicitem o uso da IA na produção de atividades de cunho prático, o que é bem aceito pelos estudantes, faltam formação e recursos para que os docentes possam elencar as competências no uso da IA dentro da proposta formativa do curso.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Produção Multimídia; Técnicas de Edição de Imagens; Produção/Direção de Arte |
---|