4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Avaliações em EaD e Inteligência Artificial: relato de experiência em uma Universidade Pública

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual

Speaker

Yuri Jorge Almeida da Silva (UNIVATES)

Description

A Inteligência Artificial (IA) está transformando a sociedade, impactando a pesquisa, a produção de conteúdo e o entretenimento. Essa revolução tecnológica tem influenciado as formas de interação e aprendizado e exige da Educação a Distância (EaD), que se baseia na virtualidade, que repense seus métodos de avaliação para se adaptar a essa nova realidade. É preciso ir além de avaliações tradicionais, que são facilmente manipuláveis pela IA, para focar no desenvolvimento de competências digitais e na aplicação crítica dessas tecnologias. A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) vem explorando novas abordagens para garantir a autenticidade e a relevância da aprendizagem. Nesse sentido, o principal objetivo deste relato de experiência é discutir a elaboração de atividades que integrem a inteligência artificial de forma construtiva nos cursos de graduação da Uema. A proposta visa estimular a reflexão sobre as práticas avaliativas, buscando um modelo que promova o desenvolvimento de competências digitais e uma compreensão aprofundada da IA como ferramenta de apoio, não apenas como um gerador de respostas. As atividades são criadas por uma equipe polidocente, que inclui professores, designers pedagógicos, gráficos, vídeo e de linguagem. Essa abordagem colaborativa tem buscado propostas de avaliação contínuas, integradas e focadas em projetos ou produtos. As atividades, que podem ser individuais ou em grupo, tem buscado aproximar o estudante de sua realidade profissional, incentivando o uso de ferramentas de IA como Gamma, ChatGPT, Canva e Vimeo. O intuito é que os alunos compreendam que a IA é um recurso para potencializar suas práticas profissionais, e não apenas um atalho. Dentre os principais desafios observados, destaca-se a formação dos professores, muitos dos quais ainda têm dificuldades em utilizar ou até mesmo reconhecer o potencial dessas novas ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas. Acreditamos que ao integrar a IA de forma ética e pedagógica, é possível preparar os estudantes para os desafios de um mercado em constante evolução, formando profissionais mais capacitados e adaptáveis.

Palavras-chave Avaliação. EaD. Inteligência Artificial.

Author

Co-authors

Presentation materials

There are no materials yet.