4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Podcast como Estratégia Educacional para Aprendizado em Exame Físico

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

ALEXANDRO MENEGOCIO (Mari Fernandes Menegócio)

Description

O uso de podcasts como estratégia educacional tem se mostrado uma ferramenta inovadora para potencializar o aprendizado em áreas práticas da enfermagem, como o exame físico. Essa proposta busca integrar teoria, prática e tecnologia, oferecendo uma experiência acessível e envolvente para estudantes e profissionais de saúde.

Objetivos da Ação
Revisar aspectos teóricos essenciais do exame físico nos sistemas tegumentar, cabeça e pescoço, e neurológico.
Desenvolver habilidades práticas para identificação de sinais e sintomas clínicos relevantes.
Integrar a inteligência artificial (IA) como recurso complementar de análise.
Estimular pensamento crítico e reflexivo sobre o papel da enfermagem no cuidado.

Descrição da Experiência
O podcast é estruturado em cinco blocos: introdução, três blocos temáticos (tegumentar, cabeça e pescoço, neurológico) e conclusão. Cada episódio apresenta técnicas fundamentais, exemplos clínicos contextualizados e aplicações da IA, como análise de padrões dermatológicos, comparação de alterações linfáticas e suporte em achados neurológicos. A metodologia adota linguagem acessível e narrativa envolvente, permitindo ao aluno aprender de forma autônoma e flexível.

Resultados Percebidos
A estratégia favorece a retenção do conhecimento, aproxima os estudantes dos desafios clínicos e promove a integração entre prática tradicional e inovações tecnológicas. Exemplos como a identificação precoce de cianose, linfonodomegalias e sinais de alerta neurológicos demonstram a aplicabilidade direta do conteúdo. A IA surge como apoio para análise clínica, sem substituir o raciocínio profissional, mas enriquecendo-o.

Considerações Finais
O podcast educativo se consolida como uma ferramenta transformadora, que alia teoria, prática e inovação tecnológica. Ao proporcionar aprendizado dinâmico e contextualizado, estimula a autonomia dos estudantes e reforça o papel do exame físico de enfermagem como pilar da prática clínica segura. A experiência mostra-se alinhada às demandas contemporâneas de formação em saúde, preparando profissionais críticos e atualizados para os desafios do cuidado.

Palavras-chave PodCast, Exame fisico de Enfermagem, Inteligência Artificial

Authors

Presentation materials

There are no materials yet.