4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Inteligências Artificiais e pensamento crítico: uma análise da curadoria de respostas de prompts

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Yuri Jorge Almeida da Silva (UNIVATES)

Description

O presente estudo analisa as vivências de acadêmicos inseridos em um grupo de pesquisa de uma Universidade Comunitária no Sul do Brasil. O objetivo é investigar de que forma os participantes selecionam e validam informações obtidas por meio de prompts de Inteligência Artificial (IA). Este ensaio busca incentivar o uso crítico das ferramentas de inteligências artificiais, especialmente no que se refere à seleção e análise de respostas geradas automaticamente por prompts de comando, frequentemente vistas como soluções rápidas para dúvidas cotidianas. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Fenomenologia e Hermenêutica. A metodologia incluiu observações em campo de encontros presenciais e virtuais, nos quais os acadêmicos discutiam dúvidas e hipóteses surgidas a partir de suas interações com ferramentas de IA, à luz de autores das áreas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) , pós-fenomenologia e processos de Ensino. Os resultados indicam que o uso de ferramentas de IAs, especialmente em suas versões gratuitas (free), é recorrente entre os acadêmicos. No entanto, observou-se uma postura cautelosa na busca por referências fidedignas, evidenciando a importância da análise crítica na seleção de materiais digitais para estudo. Os participantes demonstraram constante preocupação em discernir o que é verdadeiro ou falso. Conclui-se que, apesar da velocidade com que as IAs oferecem respostas, a tomada de decisões fundamentadas e o olhar crítico humano são indispensáveis para o aprofundamento do conhecimento. Os dados sugerem que o ser humano evolui cognitivamente à medida que questiona, valida e diferencia as respostas automáticas oferecidas por prompts, posicionando-se de forma ativa diante das IA.

Palavras-chave Inteligência artificial. Pensamento crítico. Educação Superior.

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