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Os repositórios institucionais constituem infraestrutura fundamental para a gestão, preservação e disseminação do conhecimento acadêmico-científico na educação superior. A integração de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nesses ambientes digitais apresenta oportunidades significativas para transformar o acesso, organização e descoberta da produção intelectual das Instituições de Ensino Superior (IES), incluindo seus recursos educacionais. A Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem conquistado usuários pela celeridade dos resultados, mas no âmbito acadêmico-científico há preocupações quanto ao uso indevido, suscitando questões éticas e de integridade acadêmica. Nesse contexto, os Repositórios Institucionais emergem como ferramentas que disponibilizam conteúdo chancelado pelas IES, uma fonte com credibilidade acadêmica em meio às possíveis alucinações da IAG. É uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa em andamento. Tem como objetivo investigar as aplicações da IA em repositórios institucionais e seus impactos na otimização do acesso ao conhecimento acadêmico. A pesquisa bibliográfica foi realizada em bases de dados especializadas nacionais e internacionais, selecionando estudos publicados entre 2020 e 2025 que associam repositórios institucionais, IA e Retrieval-Augmented Generation (RAG). Os resultados parciais apontam que a implementação de IA em repositórios promove melhorias nos processos de catalogação e metadados, desenvolvimento de sistemas de recomendação personalizados, mecanismos de busca semântica e análise preditiva de uso de produções educacionais, além de funcionalidades mais avançadas, com RAG. As conclusões preliminares indicam que a convergência entre tecnologias de IA e repositórios institucionais potencializa significativamente o acesso ao conhecimento, formando um novo ecossistema educacional.
Palavras-chave | inteligência artificial; repositórios institucionais; credibilidade acadêmica; recursos educacionais; educação superior. |
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