4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA OTIMIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual

Speaker

Dr Luciana Mara Silva (UDESC)

Description

Os repositórios institucionais constituem infraestrutura fundamental para a gestão, preservação e disseminação do conhecimento acadêmico-científico na educação superior. A integração de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nesses ambientes digitais apresenta oportunidades significativas para transformar o acesso, organização e descoberta da produção intelectual das Instituições de Ensino Superior (IES), incluindo seus recursos educacionais. A Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem conquistado usuários pela celeridade dos resultados, mas no âmbito acadêmico-científico há preocupações quanto ao uso indevido, suscitando questões éticas e de integridade acadêmica. Nesse contexto, os Repositórios Institucionais emergem como ferramentas que disponibilizam conteúdo chancelado pelas IES, uma fonte com credibilidade acadêmica em meio às possíveis alucinações da IAG. É uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa em andamento. Tem como objetivo investigar as aplicações da IA em repositórios institucionais e seus impactos na otimização do acesso ao conhecimento acadêmico. A pesquisa bibliográfica foi realizada em bases de dados especializadas nacionais e internacionais, selecionando estudos publicados entre 2020 e 2025 que associam repositórios institucionais, IA e Retrieval-Augmented Generation (RAG). Os resultados parciais apontam que a implementação de IA em repositórios promove melhorias nos processos de catalogação e metadados, desenvolvimento de sistemas de recomendação personalizados, mecanismos de busca semântica e análise preditiva de uso de produções educacionais, além de funcionalidades mais avançadas, com RAG. As conclusões preliminares indicam que a convergência entre tecnologias de IA e repositórios institucionais potencializa significativamente o acesso ao conhecimento, formando um novo ecossistema educacional.

Palavras-chave inteligência artificial; repositórios institucionais; credibilidade acadêmica; recursos educacionais; educação superior.

Author

Co-authors

Mr Arturo Garduño-Magaña (LA Referencia - Lyrasis) Mr Lautaro Julián Matas (LA Referencia - Lyrasis)

Presentation materials

There are no materials yet.