4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA PRODUÇÃO DE LIVRO DIGITAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE FUTUROS PROFESSORES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Alexssandra Reis

Description

Esta pesquisa integra o projeto guarda-chuva “Integração e exploração crítica de ferramentas de IA no ensino: mapeamento, estratégias didáticas e análise de seus efeitos na prática educativa universitária”, aprovado pelo Comitê de Ética da UFV (parecer nº 7.283.425). Fundamenta-se na Teoria Crítica da Tecnologia (Feenberg, 2012, 2022), que propõe desconstruir o determinismo tecnológico e fomentar usos conscientes, éticos e socialmente situados das tecnologias digitais na educação. O objetivo geral é analisar a produção de um livro digital de literatura infantil na disciplina Tecnologias na Educação, por estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com foco no uso de Inteligências Artificiais Generativas (IAG). Especificamente, pretende-se descrever as orientações da docente e as etapas do processo de criação do livro digital de literatura infantil, explicitando o papel das IAG em cada fase da produção; analisar as percepções e reflexões dos estudantes sobre o uso das IAG, identificando suas contribuições para a formação crítica, criativa e profissional docente; investigar de que maneira a atividade possibilitou o desenvolvimento de reflexões críticas e o engajamento criativo dos licenciandos no uso das IAG; e discutir as implicações da experiência para a construção de posturas pedagógicas mais conscientes, autônomas e éticas em relação ao uso das tecnologias digitais na formação de professores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base na análise documental e na análise temática. O corpus é composto pelos livros produzidos, pelas descrições do processo de criação e pelas respostas a um questionário aplicado ao final da disciplina. Como resultados esperados, busca-se compreender de que maneira as IAG podem apoiar a produção de materiais didáticos de forma crítica, criativa e ética, fortalecendo a formação dos futuros professores. Espera-se também indicar caminhos para práticas pedagógicas inovadoras e reflexivas, capazes de enfrentar os desafios da rápida expansão dessas tecnologias.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa (IAG) , Formação docente, Literatura infantil digital, Tecnologias na educação

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