Speaker
Description
Esta pesquisa integra o projeto guarda-chuva “Integração e exploração crítica de ferramentas de IA no ensino: mapeamento, estratégias didáticas e análise de seus efeitos na prática educativa universitária”, aprovado pelo Comitê de Ética da UFV (parecer nº 7.283.425). Fundamenta-se na Teoria Crítica da Tecnologia (Feenberg, 2012, 2022), que propõe desconstruir o determinismo tecnológico e fomentar usos conscientes, éticos e socialmente situados das tecnologias digitais na educação. O objetivo geral é analisar a produção de um livro digital de literatura infantil na disciplina Tecnologias na Educação, por estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com foco no uso de Inteligências Artificiais Generativas (IAG). Especificamente, pretende-se descrever as orientações da docente e as etapas do processo de criação do livro digital de literatura infantil, explicitando o papel das IAG em cada fase da produção; analisar as percepções e reflexões dos estudantes sobre o uso das IAG, identificando suas contribuições para a formação crítica, criativa e profissional docente; investigar de que maneira a atividade possibilitou o desenvolvimento de reflexões críticas e o engajamento criativo dos licenciandos no uso das IAG; e discutir as implicações da experiência para a construção de posturas pedagógicas mais conscientes, autônomas e éticas em relação ao uso das tecnologias digitais na formação de professores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base na análise documental e na análise temática. O corpus é composto pelos livros produzidos, pelas descrições do processo de criação e pelas respostas a um questionário aplicado ao final da disciplina. Como resultados esperados, busca-se compreender de que maneira as IAG podem apoiar a produção de materiais didáticos de forma crítica, criativa e ética, fortalecendo a formação dos futuros professores. Espera-se também indicar caminhos para práticas pedagógicas inovadoras e reflexivas, capazes de enfrentar os desafios da rápida expansão dessas tecnologias.
Palavras-chave | Inteligência Artificial Generativa (IAG) , Formação docente, Literatura infantil digital, Tecnologias na educação |
---|