4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

LETRAMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONJUNTO DE AÇÕES PARA USO ÉTICO E RESPONSÁVEL

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Luciana Mara Silva (UDESC)

Description

O letramento em Inteligência Artificial (IA), especificamente Inteligência Artificial Generativa (IAG), emerge como elemento central para a implementação ética da IA na educação superior. A literatura evidencia consenso sobre o potencial transformador da IA na educação superior, mas também revela desafios éticos e metodológicos complexos que demandam respostas institucionais coordenadas. Esse cenário revela a necessidade urgente de diretrizes claras sobre o uso da IAG como ferramenta efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Estudos recentes apontam a necessidade de redefinir paradigmas educacionais tradicionais, propondo uma formação docente que não contemple apenas competências técnicas, mas também dimensões éticas, pedagógicas e metodológicas específicas para o contexto da IA na educaçaol. Esta pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, tem como objetivo investigar ações formativas que promovam o letramento de IA entre professores universitários por meio de análise de propostas teóricas e experiências práticas documentadas na literatura científica, para maximizar os benefícios da IAG e mitigar seus riscos e condutas inadequadas. Adotou-se a revisão narrativa da literatura em bases de dados nacionais e internacionais, selecionando estudos publicados entre 2022 e 2025 que abordam letramento de IA, formação docente e diretrizes éticas. Os resultados parciais indicam que o letramento de IA exige formação estruturada em quatro eixos: compreensão técnica das ferramentas, desenvolvimento de pensamento crítico sobre algoritmos, competências éticas para tomada de decisão e habilidades pedagógicas para integrar a IAG nas práticas educativas. Como considerações iniciais, infere-se que esses eixos formativos são essenciais para capacitar professores ao uso transformador e responsável da IA no ensino superior brasileiro. Observa-se que tais questões, embora iniciais denotam o início de uma caminhada sem volta na formação de professores, uma vez que se faz necessária atualização e discussão de temas emergentes.

Palavras-chave letramento de inteligência artificial; formação docente; ética educacional; educação superior; inteligência artificial generativa.

Author

Co-authors

Presentation materials

There are no materials yet.