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A pesquisa em andamento investiga a aplicação da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na disciplina Tecnologias na Educação, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, com foco no ensino de artes visuais em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral é analisar como a IAG pode potencializar a formação de futuras pedagogas, promovendo competências interdisciplinares, criativas e éticas. A metodologia adotada é qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação participativa, com realização de oficinas práticas voltadas à capacitação no uso pedagógico da IAG. O processo já conta com a transcrição das falas dos participantes, que se encontram em fase de análise temática. Os resultados parciais indicam que, inicialmente, havia baixa familiaridade com a IAG; contudo, após as oficinas, a maioria passou a reconhecer sua relevância na criação artística, destacando benefícios como agilidade, ampliação das possibilidades estéticas e inovação no planejamento pedagógico. Também emergiram debates sobre a originalidade das obras geradas e a necessidade de reflexão ética quanto ao uso da IAG. De forma geral, os participantes relataram sentir-se mais confiantes para integrar essa tecnologia em suas práticas, considerando que as competências desenvolvidas podem enriquecer o ensino fundamental, tornando as aulas mais dinâmicas, alinhadas às demandas contemporâneas e voltadas ao estímulo da criatividade e do pensamento crítico
Palavras-chave | Inteligência Artificial Generativa; Tecnologias na Educação; Artes visuais; BNCC. |
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