Speaker
Description
O relato descreve a produção de recursos audiovisuais (vídeos e podcasts) com aporte de IA para o desenvolvimento de uma trilha de aprendizagem assíncrona sobre “Educação na Era Digital”, voltada à formação continuada de professores. A iniciativa foi concebida e disponibilizada por um projeto de extensão de uma universidade pública de ensino superior como ação articuladora entre pesquisa, inovação pedagógica e extensão universitária. A trilha é composta por temáticas como metodologias ativas, design de experiências de aprendizagem (Trahentem), neuroeducação, jogos, tendências digitais e o framework DigCompEdu. Na roteirização foram utilizados como apoio modelos de linguagem de grande escala (LLMs) para auxiliar na elaboração, revisão e aprimoramento textual. Essa abordagem possibilitou maior agilidade, consistência e alinhamento conceitual. Para edição dos vídeos e podcasts foram mapeadas e testadas ferramentas baseadas em inteligência artificial, como InVideo, Murf AI, Steve AI, Kapwing, CapCut e Lumen5. Apesar destas ferramentas apresentarem muitas facilidades, como geração automática por prompts, criação de imagens e cenários com protótipos de IA e legendagem automática, observou-se que a maioria delas apresentava limitações em suas versões gratuitas, instabilidades ou restrições técnicas nas versões pagas. Essas limitações foram mapeadas e problematizadas, culminando na adoção parcial de IAs nas produções, em combinação com soluções tradicionais de edição. Por fim, a trilha oferece uma proposta formativa alinhada aos princípios da inovação educacional contemporânea, dialogando com a formação de competências digitais, criação de redes colaborativas e o reconhecimento de ferramentas de IA que podem ajudar na produção e formação docente no ensino superior. Espera-se, desta forma, contribuir com à formação de professores, que nesse cenário contemporâneo, exige, além do domínio de conteúdo, o engajamento em processos de desenvolvimento profissional contínuo, especialmente em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais.
Palavras-chave | Educação Digital; Inteligência Artificial; Competências Digitais; Formação Docente; Mídias na Educação |
---|