4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Educação na Era Digital: relato da criação de uma trilha formativa docente sobre inovação, metodologias ativas e competências digitais com apoio de inteligência artificial

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Mx Ana Juliana Fontes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Description

O relato descreve a produção de recursos audiovisuais (vídeos e podcasts) com aporte de IA para o desenvolvimento de uma trilha de aprendizagem assíncrona sobre “Educação na Era Digital”, voltada à formação continuada de professores. A iniciativa foi concebida e disponibilizada por um projeto de extensão de uma universidade pública de ensino superior como ação articuladora entre pesquisa, inovação pedagógica e extensão universitária. A trilha é composta por temáticas como metodologias ativas, design de experiências de aprendizagem (Trahentem), neuroeducação, jogos, tendências digitais e o framework DigCompEdu. Na roteirização foram utilizados como apoio modelos de linguagem de grande escala (LLMs) para auxiliar na elaboração, revisão e aprimoramento textual. Essa abordagem possibilitou maior agilidade, consistência e alinhamento conceitual. Para edição dos vídeos e podcasts foram mapeadas e testadas ferramentas baseadas em inteligência artificial, como InVideo, Murf AI, Steve AI, Kapwing, CapCut e Lumen5. Apesar destas ferramentas apresentarem muitas facilidades, como geração automática por prompts, criação de imagens e cenários com protótipos de IA e legendagem automática, observou-se que a maioria delas apresentava limitações em suas versões gratuitas, instabilidades ou restrições técnicas nas versões pagas. Essas limitações foram mapeadas e problematizadas, culminando na adoção parcial de IAs nas produções, em combinação com soluções tradicionais de edição. Por fim, a trilha oferece uma proposta formativa alinhada aos princípios da inovação educacional contemporânea, dialogando com a formação de competências digitais, criação de redes colaborativas e o reconhecimento de ferramentas de IA que podem ajudar na produção e formação docente no ensino superior. Espera-se, desta forma, contribuir com à formação de professores, que nesse cenário contemporâneo, exige, além do domínio de conteúdo, o engajamento em processos de desenvolvimento profissional contínuo, especialmente em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais.

Palavras-chave Educação Digital; Inteligência Artificial; Competências Digitais; Formação Docente; Mídias na Educação

Authors

Mx Cecília Kotzias (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) Mx Rivaldo Arruda (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) Mx Ana Juliana Fontes (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Co-authors

Mrs Victória Batista (PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná) Dr Gertrudes Aparecida Dandolini (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Presentation materials

There are no materials yet.