Speaker
Description
A crescente integração da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no ensino superior tem transformado a forma como a informação é criada, acessada e utilizada. Esse cenário traz novos desafios e oportunidades, na medida em que discentes e docentes adotam ferramentas de IAGen em suas atividades, levantando questões relacionadas à ética, integridade científica, pensamento crítico e a necessidade de desenvolver competências digitais. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica indexada na base de dados Web of Science sobre a interseção entre “literacia informacional”, “inteligência artificial” e “ensino superior”, com ênfase na identificação de indicadores quantitativos, na evolução do interesse acadêmico e nas tendências de investigação. Adotou-se uma abordagem quantitativa-qualitativa. A partir de uma amostra de 37 documentos recuperados, com publicações datadas entre 2019 e 2025, a análise dos indicadores (como a distribuição anual das publicações, volume de citações etc) foi complementada por uma análise temática reflexiva dos títulos e dos resumos, com o objetivo de mapear os principais eixos de investigação. Os resultados evidenciaram três vertentes predominantes: 1. A redefinição da literacia informacional em direção à literacia em IA, com a proposição de novos frameworks; 2. As implicações éticas e de integridade, incluindo o desafio de identificar e avaliar conteúdos gerados por IAGen; 3. A aplicação prática e pedagógica, explorando o uso da IAGen por docentes e discentes e a formulação de diretrizes. Conclui-se que o aumento da produção científica demonstra a urgência de integrar a temática da IAGen aos projetos pedagógicos de cursos do ensino superior. A pesquisa reforça a necessidade crítica de que coordenações pedagógicas e as bibliotecas desenvolvam abordagens e ações inovadoras, capazes de preparar os docentes/discentes para utilizar tecnologias de IAGen de forma eficaz, crítica e ética, assegurando que a literacia informacional evolua em consonância com as exigências contemporâneas.
| Palavras-chave | literacia informacional; literacia em IA; inteligência artificial; ensino superior; projeto pedagógico |
|---|