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Description
Este relato de experiência descreve a situação atual do ensino de filosofia em escolas públicas da zona urbana de Cúcuta, Norte de Santander, Colômbia. Observa-se um cenário de desafios pedagógicos e a crescente, ainda que incipiente, introdução de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ambiente educacional. A filosofia, como disciplina que fomenta o pensamento crítico, a reflexão e o questionamento, enfrenta a necessidade de se adaptar a novas metodologias que engajem os estudantes. O uso de IAs tem emergido como uma possibilidade para auxiliar na criação de conteúdos dinâmicos, personalizar o aprendizado e estimular o debate sobre questões éticas e sociais contemporâneas. Através de observações em sala de aula e conversas com professores e alunos, notou-se que as IAs são principalmente utilizadas para a pesquisa de conceitos, a elaboração de textos e a criação de apresentações. Contudo, há um grande potencial não explorado para a aplicação dessas tecnologias no desenvolvimento de raciocínio filosófico e na análise de argumentos. A experiência revela que, embora a tecnologia esteja presente, a capacitação docente e a criação de diretrizes pedagógicas específicas para a integração da IA no ensino de filosofia ainda são lacunas a serem preenchidas. O objetivo deste trabalho é, portanto, expor a realidade local, destacar as oportunidades e os desafios e propor uma reflexão sobre como a tecnologia pode servir de ferramenta para fortalecer o ensino humanístico e crítico.
Palavras-chave | Ensino de Filosofia; Inteligência Artificial; Educação Pública; Cúcuta; Colômbia. |
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