4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

ENTRE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À REVISÃO DE TEXTOS DE SURDOS SINALIZADORES

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speaker

Erica Mathias (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão)

Description

O avanço da inteligência artificial (IA) e sua crescente integração em contextos educacionais têm promovido transformações significativas nas práticas de ensino e aprendizagem, sobretudo na produção e revisão de textos. Modelos de linguagem como o GPT-4, baseados em Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Machine Learning (ML), oferecem recursos que vão desde a geração de textos até a detecção de inconsistências gramaticais e estilísticas. Nesta perspectiva, esta pesquisa dedica-se ao uso da IA como ferramenta de apoio pedagógico para a correção e produção de textos acadêmicos por surdos sinalizadores que têm a Língua Portuguesa escrita como segunda língua. Esse público enfrenta desafios expressivos no Ensino Superior, devido à falta de acessibilidade em Libras e às dificuldades na escrita acadêmica em português. O objetivo geral é avaliar a eficácia e as limitações da IA na revisão textual de graduandos surdos, considerando dimensões pedagógicas e éticas. Entre os objetivos específicos estão: analisar a qualidade das correções em relação à intencionalidade do autor, investigar a precisão gramatical e estilística, identificar limitações semânticas e refletir sobre implicações éticas dessa aplicação tecnológica. A metodologia consistiu no uso de computadores com acesso ao GPT-4, aplicados a textos produzidos por estudantes surdos em português, com registros secundários em Libras. Compararam-se textos revisados pela IA considerando correção gramatical, clareza, coerência, adequação acadêmica e fidelidade ao discurso original presente nos textos em Libras. Os resultados preliminares indicam que a IA fornece feedback imediato e personalizado, auxiliando na superação de barreiras linguísticas. Contudo, limitações surgem na interpretação de nuances culturais da escrita em segunda língua, além da necessidade de comandos bem formulados previamente. Conclui-se que a IA pode potencializar a inclusão de surdos no Ensino Superior contribuindo para sua autonomia, desde que integrada criticamente e orientada por práticas pedagógicas reflexivas.

Palavras-chave Surdos; IA; Língua Portuguesa; Revisão textual; Ensino Superior.

Author

Erica Mathias (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão)

Co-author

Dr Gabriel Nascimento (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Cubatão)

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