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O avanço da inteligência artificial (IA) e sua crescente integração em contextos educacionais têm promovido transformações significativas nas práticas de ensino e aprendizagem, sobretudo na produção e revisão de textos. Modelos de linguagem como o GPT-4, baseados em Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Machine Learning (ML), oferecem recursos que vão desde a geração de textos até a detecção de inconsistências gramaticais e estilísticas. Nesta perspectiva, esta pesquisa dedica-se ao uso da IA como ferramenta de apoio pedagógico para a correção e produção de textos acadêmicos por surdos sinalizadores que têm a Língua Portuguesa escrita como segunda língua. Esse público enfrenta desafios expressivos no Ensino Superior, devido à falta de acessibilidade em Libras e às dificuldades na escrita acadêmica em português. O objetivo geral é avaliar a eficácia e as limitações da IA na revisão textual de graduandos surdos, considerando dimensões pedagógicas e éticas. Entre os objetivos específicos estão: analisar a qualidade das correções em relação à intencionalidade do autor, investigar a precisão gramatical e estilística, identificar limitações semânticas e refletir sobre implicações éticas dessa aplicação tecnológica. A metodologia consistiu no uso de computadores com acesso ao GPT-4, aplicados a textos produzidos por estudantes surdos em português, com registros secundários em Libras. Compararam-se textos revisados pela IA considerando correção gramatical, clareza, coerência, adequação acadêmica e fidelidade ao discurso original presente nos textos em Libras. Os resultados preliminares indicam que a IA fornece feedback imediato e personalizado, auxiliando na superação de barreiras linguísticas. Contudo, limitações surgem na interpretação de nuances culturais da escrita em segunda língua, além da necessidade de comandos bem formulados previamente. Conclui-se que a IA pode potencializar a inclusão de surdos no Ensino Superior contribuindo para sua autonomia, desde que integrada criticamente e orientada por práticas pedagógicas reflexivas.
Palavras-chave | Surdos; IA; Língua Portuguesa; Revisão textual; Ensino Superior. |
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