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A implementação das políticas de Educação Bilíngue para surdos e sua inserção na Lei de Diretrizes e Bases da Educação configuram um marco importante para a educação de surdos no Brasil, ao reconhecer a Libras e o português escrito como línguas de instrução em uma perspectiva bilíngue e bicultural. Entretanto, persistem desafios significativos para garantir qualidade no ensino, especialmente no que se refere ao português como segunda língua. Essa questão envolve diretamente o currículo e a formação docente, uma vez que a atuação em contextos bilíngues exige conhecimentos específicos sobre aquisição de segunda língua, práticas de letramento visual e metodologias inovadoras. Embora autores como Barbosa (2018), Souza (2019) e Nascimento (2020) proponham caminhos teóricos, observa-se uma lacuna em três dimensões principais: no currículo dos cursos de Letras, que raramente contempla disciplinas voltadas à educação bilíngue; na formação de professores, que ainda não incorpora a complexidade da atuação em contextos de diferença linguística; e na produção de materiais didáticos bilíngues, cuja presença ainda é bastante restrita. O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da formação de profissionais de Letras no que tange à educação bilíngue para surdos, respondendo à demanda por currículos mais sensíveis à legislação vigente. Especificamente, analisa: a) o currículo de uma Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa de uma instituição federal; e b) reflete criticamente sobre os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs. Os resultados apontam a ausência de políticas e disciplinas voltadas à formação de professores bilíngues, bem como a centralidade das discussões sobre educação de surdos na disciplina Libras, cuja carga horária se mostra insuficiente para atender às demandas formativas. Essa lacuna compromete a consolidação da educação bilíngue no país e evidencia a necessidade urgente de reorganização curricular dos cursos de Letras.
| Palavras-chave | Educação Bilíngue; Surdos; Currículo; Inovação; Ensino de Português como segunda língua. |
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