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Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem em Rede – GEPEAR e analisa a relevância da extensão universitária na modalidade a distância (EaD) como elemento fundamental na formação profissional crítica, ética e socialmente comprometida, a partir de uma revisão bibliográfica e documental, fundamentada em trabalhos, que discutem os marcos legais, como a LDB (1996), o Plano Nacional de Educação (2014–2024) e a Resolução CNE/CES nº 7/2018, que asseguram a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os desafios de implementação da extensão na EaD são analisados à luz do crescimento da modalidade, que, embora tenha se expandido no país, ainda apresenta currículos fragmentados e distanciados das realidades sociais. O relato destaca experiências exitosas em instituições públicas, com ênfase nas ações desenvolvidas pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da UEG, que tem promovido ações e projetos integradores nos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e História, alcançando mais de 650 estudantes desde 2018. Conclui-se que a consolidação da extensão na EaD é estratégica para o fortalecimento do papel social da universidade, permitindo o diálogo com os saberes populares, o enfrentamento das desigualdades regionais e a construção de uma educação superior mais democrática e transformadora.
Palavras-chave | Extensão universitária; Educação a distância; Ensino superior; Políticas públicas. |
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