4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Aplicação da Inteligência Artificial Generativa para o Design de Soluções Biomiméticas na Climatização de Data Centers

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Moisés Cavalcante (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Description

Este relato descreve uma experiência de uso da “IA Generativa Adapta” para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para problemas ambientais. A discussão foi centrada no desequilíbrio térmico provocado pelos data centers, um problema relevante devido à colossal geração de energia térmica e ao consumo energético da refrigeração, ambos intensificados pelo uso intenso e contínuo de diversas IAs. As informações provenientes da “IA Generativa Adapta” foram discutidas em um grupo interdisciplinar de pesquisa no Laboratório de Estudos das Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que explorou a biomimética para buscar soluções para os desafios dos data centers. A partir do conceito da biomimética, a IA analisou e encontrou soluções baseadas na natureza (tecido adiposo marrom, termogênese, cupinzeiros, sistemas circulatórios), que são eficientes sistemas naturais de gerenciamento de calor. A discussão coletiva abordou a transformação do calor residual em recurso, debatendo soluções para mitigar o desequilíbrio, tais como a refrigeração líquida direta e ventilação passiva bio-inspirada, todas elas sugestões cruciais apresentadas pela “IA Generativa Adapta”. As constatações principais evidenciaram a sabedoria natural na gestão térmica, indicando o calor residual como um recurso inexplorado. A experiência revelou o potencial da IA para encontrar soluções biomiméticas para reduzir o consumo energético (até 40%), otimizar o aproveitamento do calor (até 90%) e dobrar a densidade computacional, alinhando data centers a uma economia circular. A discussão considerou a possibilidade de um design bio-inspirado e reuso energético, sugerindo um modelo propositivo para data centers sustentáveis e eficientes, cuja abordagem foi considerada uma metodologia inovadora pelo grupo. O intercâmbio multidisciplinar de ideias permitiu uma análise integrativa do desafio térmico, gerando novas perspectivas e caminhos promissores difíceis de alcançar individualmente e sem o uso da IA, o que reforça a importância da colaboração e da interdisciplinaridade na busca por soluções para problemas complexos em escala global.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa, Biomimética, Data Centers, Sustentabilidade, Interdisciplinaridade

Authors

Aline Silva Dejosi Nery (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Bárbara de Paula Rodrigues da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Cristiane Mendes de Souza Corbage (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Fabianna Ramos Ferreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Gabriel Silva Gomes (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Kelly Cristine Marques da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Mairon Oslay Cortes Alonso (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Moisés Cavalcante (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Sonia Cristina Vermelho (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Presentation materials

There are no materials yet.