4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PLATAFORMA BARU: A ATUAÇÃO DO DESENHO EDUCACIONAL NO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speakers

Mx Amanda Milanez Fenerick (Universidade Estadual de Goiás) Juliana Rodrigues Santos Nunes (Evanilde Rodrigues dos Santos)Prof. Palmira Bernardino de Oliveira PereiraDr Valéria Soares de Lima

Description

As tecnologias digitais têm avançado significativamente nas últimas décadas, exigindo das instituições de ensino superior permanente atualizações em seus ambientes virtuais e metodologias de ensino. Nesse sentido, o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com a experiência adquirida ao longo da sua trajetória de oferta de cursos na modalidade a distância, desde 2009, e em consonância com a institucionalização da Educação a Distância (EaD), que resultou no Regulamento Geral de Educação a Distância - ReGEAD/Resolução do Conselho Superior Universitário, CsU 1156/2024, promoveu a implantação da Plataforma Baru (Moodle 4.8). A finalidade desse processo foi modernizar o ambiente virtual em uma nova plataforma, abarcando sua dimensão colaborativa, interativa, intuitiva e visualmente acessível. Para isso, envolveram-se a equipe multidisciplinar, com destaque especial, para as desenhistas educacionais, responsáveis pela integração entre metodologias pedagógicas e inovações tecnológicas. Desse modo, foi preciso reestruturar e revisar a pasta digital das disciplinas, antigo modelo utilizado pelo CEAR, desencadeando formação presencial e on-line para os(as) professores(as) formadores(as) e reorganização do planejamento dos componentes curriculares a partir de ferramentas colaborativas, como Google Drive. Todo o processo formativo fortaleceu a utilização da Plataforma Baru e contribuiu para maior autonomia docente no desenvolvimento de cada disciplina, ampliando a qualificação pedagógica voltada para a EaD e para novas experiências com o ensino híbrido. Assim, verifica-se que com a implantação da Plataforma Baru, a EaD da UEG não apenas atualizou seu ambiente virtual de aprendizagem, como propôs um novo processo de inovação metodológica amparado pelo desenho educacional, consolidando a cultura digital na universidade e apontando caminhos para a educação superior mediada por tecnologias. Como resultados, foram desenvolvidos materiais de apoio fundamentais, como um manual de orientação para a estruturação de disciplinas na Plataforma Baru e vídeo institucional voltado a docentes, discentes e tutores.

Palavras-chave ambientes virtuais de aprendizagem; educação a distância; desenho educacional; formação docente.

Authors

Mx Amanda Milanez Fenerick (Universidade Estadual de Goiás) EUDE DE SOUSA CAMPOS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG) Juliana Rodrigues Santos Nunes (Evanilde Rodrigues dos Santos) Mara Rúbia Magalhães (Universidade Estadual de Goiás) Prof. Palmira Bernardino de Oliveira Pereira Dr Valéria Soares de Lima

Presentation materials

There are no materials yet.