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As tecnologias digitais têm avançado significativamente nas últimas décadas, exigindo das instituições de ensino superior permanente atualizações em seus ambientes virtuais e metodologias de ensino. Nesse sentido, o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com a experiência adquirida ao longo da sua trajetória de oferta de cursos na modalidade a distância, desde 2009, e em consonância com a institucionalização da Educação a Distância (EaD), que resultou no Regulamento Geral de Educação a Distância - ReGEAD/Resolução do Conselho Superior Universitário, CsU 1156/2024, promoveu a implantação da Plataforma Baru (Moodle 4.8). A finalidade desse processo foi modernizar o ambiente virtual em uma nova plataforma, abarcando sua dimensão colaborativa, interativa, intuitiva e visualmente acessível. Para isso, envolveram-se a equipe multidisciplinar, com destaque especial, para as desenhistas educacionais, responsáveis pela integração entre metodologias pedagógicas e inovações tecnológicas. Desse modo, foi preciso reestruturar e revisar a pasta digital das disciplinas, antigo modelo utilizado pelo CEAR, desencadeando formação presencial e on-line para os(as) professores(as) formadores(as) e reorganização do planejamento dos componentes curriculares a partir de ferramentas colaborativas, como Google Drive. Todo o processo formativo fortaleceu a utilização da Plataforma Baru e contribuiu para maior autonomia docente no desenvolvimento de cada disciplina, ampliando a qualificação pedagógica voltada para a EaD e para novas experiências com o ensino híbrido. Assim, verifica-se que com a implantação da Plataforma Baru, a EaD da UEG não apenas atualizou seu ambiente virtual de aprendizagem, como propôs um novo processo de inovação metodológica amparado pelo desenho educacional, consolidando a cultura digital na universidade e apontando caminhos para a educação superior mediada por tecnologias. Como resultados, foram desenvolvidos materiais de apoio fundamentais, como um manual de orientação para a estruturação de disciplinas na Plataforma Baru e vídeo institucional voltado a docentes, discentes e tutores.
| Palavras-chave | ambientes virtuais de aprendizagem; educação a distância; desenho educacional; formação docente. |
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