4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O uso ético da Inteligência Artificial em Trabalhos Acadêmicos: Uma experiência na Educação Superior

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

PABLO GUSTAVO POCHMANN (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais)

Description

O uso crescente de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como modelos de linguagem de grande escala (LLMs), tem impactado a produção acadêmica na Educação Superior. Essa realidade desafia professores e orientadores, que precisam lidar com textos gerados por IA, muitas vezes sem a devida verificação. Este relato apresenta a experiência de docentes que guiaram alunos para o uso ético da IA como complemento à pesquisa e escrita. As metas incluíram: identificar textos de IA, conscientizar sobre a necessidade de verificar informações e incentivar o uso da ferramenta para estruturação, sem substituir a leitura, análise crítica e autoria original.
A vivência iniciou-se com a percepção de que muitos alunos utilizavam a IA para gerar textos completos, negligenciando a checagem de conteúdo e conferência de referências. A ausência das fontes citadas ou presença de referências inexistentes tornou-se um forte indicativo do uso inadequado da ferramenta, facilmente identificável por um professor familiarizado com o padrão de escrita de LLMs. Diante disso, a intervenção concentrou-se em diálogos e orientações, enfatizando que a IA deve ser usada para ampliar a capacidade e facilitar o desenvolvimento do trabalho, não para substituir o processo reflexivo ou a escrita pessoal de originais.
Os resultados indicam uma mudança gradual na abordagem dos alunos, que passaram a usar a IA para tarefas mais específicas, como brainstorming ou estruturação de tópicos, mantendo-se como autores do texto final. A experiência reforça que o uso da IA em trabalhos acadêmicos é inevitável. Desta maneira, é fundamental que professores orientem os alunos sobre seu uso adequado. A IA pode ser uma aliada poderosa, desde que usada de forma complementar, estimulando o pensamento crítico e a autoria, sem comprometer a integridade acadêmica. A incorporação do uso ético da IA nas práticas pedagógicas é crucial para preparar os estudantes para o futuro.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Educação Superior; Ética; Trabalhos acadêmicos; Interação humano-IA.

Authors

PABLO GUSTAVO POCHMANN (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais) Dr EDUARDO BORBA NEVES (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais)

Presentation materials

There are no materials yet.