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O uso crescente de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como modelos de linguagem de grande escala (LLMs), tem impactado a produção acadêmica na Educação Superior. Essa realidade desafia professores e orientadores, que precisam lidar com textos gerados por IA, muitas vezes sem a devida verificação. Este relato apresenta a experiência de docentes que guiaram alunos para o uso ético da IA como complemento à pesquisa e escrita. As metas incluíram: identificar textos de IA, conscientizar sobre a necessidade de verificar informações e incentivar o uso da ferramenta para estruturação, sem substituir a leitura, análise crítica e autoria original.
A vivência iniciou-se com a percepção de que muitos alunos utilizavam a IA para gerar textos completos, negligenciando a checagem de conteúdo e conferência de referências. A ausência das fontes citadas ou presença de referências inexistentes tornou-se um forte indicativo do uso inadequado da ferramenta, facilmente identificável por um professor familiarizado com o padrão de escrita de LLMs. Diante disso, a intervenção concentrou-se em diálogos e orientações, enfatizando que a IA deve ser usada para ampliar a capacidade e facilitar o desenvolvimento do trabalho, não para substituir o processo reflexivo ou a escrita pessoal de originais.
Os resultados indicam uma mudança gradual na abordagem dos alunos, que passaram a usar a IA para tarefas mais específicas, como brainstorming ou estruturação de tópicos, mantendo-se como autores do texto final. A experiência reforça que o uso da IA em trabalhos acadêmicos é inevitável. Desta maneira, é fundamental que professores orientem os alunos sobre seu uso adequado. A IA pode ser uma aliada poderosa, desde que usada de forma complementar, estimulando o pensamento crítico e a autoria, sem comprometer a integridade acadêmica. A incorporação do uso ético da IA nas práticas pedagógicas é crucial para preparar os estudantes para o futuro.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Educação Superior; Ética; Trabalhos acadêmicos; Interação humano-IA. |
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