4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DO SUJEITO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speaker

Taynan Alécio da Silva (Universidade Estadual de Maringá (UEM))

Description

Este trabalho objetivou analisar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem contribuir para o processo formativo de estudantes surdos no ensino superior, considerando os desafios da educação bilíngue. Realizamos pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Os dados documentais foram buscados na Biblioteca Digital da UNESCO (Organização das Nações Unidas, para a Educação, a Ciência e a Cultura) e no Repositório Digital da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), a fim de verificar o que eles têm apresentado sobre o uso das tecnologias digitais no processo formativo de surdos no ensino superior, numa perspectiva bilíngue, de 2020 a 2024. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) divididos em quatro categorias e articulados com os pressupostos da teoria sócio interacionista de Vigotsky, que compreende o desenvolvimento humano como um processo mediado social e culturalmente, a partir das interações com o outro e com ferramentas simbólicas, como a linguagem e a tecnologia. Os resultados apontaram que, mesmo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação sendo consideradas por organismos internacionais como meios importantes para garantir igualdade na educação, ainda existem lacunas no que diz respeito à inclusão de estudantes surdos em ambientes bilíngues no ensino superior. Além disso, foi possível identificar que embora tenha havido avanços significativos, principalmente em relação ao reconhecimento do papel das ferramentas digitais e a necessidade de formação docente para atuar de modo a utilizar esses meios como facilitadores e mediadores no processo formativo de surdos, na perspectiva bilíngue, negligenciam a importância das línguas de sinais neste processo.

Palavras-chave Educação bilíngue; Ensino superior; Inclusão de Surdos; Tecnologias digitais.

Authors

Mx Elaine Tótoli de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá (UEM)) Taynan Alécio da Silva (Universidade Estadual de Maringá (UEM))

Co-authors

Conceição Solange Bution Perin (Universidade Estadual de Maringá (UEM)) Luciane Magalhães Batistella Bianchini (Universidade Estadual de Maringá (UEM)) Mayara Andressa Henrique Cortonezi Marcelino (Universidade Estadual de Maringá (UEM))

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