4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

ANÁLISE SOBRE A GERAÇÃO DE PROMPTS PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

PABLO GUSTAVO POCHMANN (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais)

Description

A investigação teve como objetivo principal analisar os prompts criados em relação à especificidade e detalhamento, associando a eficiência das respostas com características demográficas dos participantes: idade, contato com IA, nível de escolaridade, área de formação e gênero.
A pesquisa foi realizada por meio de formulário online, com tarefas de criação de prompts para gerar imagens e modificação de tabelas, além de perguntas sobre o conceito de "especificidade" na criação de prompts. A eficiência de cada prompt foi avaliada com base na presença de elementos-chave pré-definidos, atribuindo pesos iguais de 20%. A análise de correlação foi utilizada para comparar a eficiência dos prompts com os dados demográficos dos participantes.
O estudou contou com 200 voluntários. A maioria dos participantes do estudo foi composta por homens (94,5%), com idade entre 30 e 34 anos (86,7%), pós-graduação em Humanas (64,2%) e pouco contato com IA (76,9%). As pontuações de eficiência foram predominantemente baixas nas tarefas de geração de imagem, manipulação de tabelas e definição de especificidade. A análise estatística mostrou que o contato com IA e o nível de escolaridade tiveram associações estatisticamente significativas com a eficiência das respostas nas tarefas de geração de imagem e manipulação de tabelas. Já para a tarefa de definição de especificidade, apenas o contato com IA se mostrou estatisticamente significativo.
Os resultados indicam que, apesar da maioria dos participantes ter alto nível de escolaridade, o contato prévio e frequente com IA é fator crucial para a elaboração de prompts eficientes e detalhados. A pesquisa aponta para a necessidade de educação e treinamento para que os usuários possam otimizar suas interações com a IA, competência essencial no cenário atual e futuro, reforçando a relevância do estudo para a Educação Superior.

Palavras-chave Geração de prompts; Inteligência Artificial; Interação humano-IA; Eficiência; Educação.

Authors

PABLO GUSTAVO POCHMANN (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais) Dr EDUARDO BORBA NEVES (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais)

Presentation materials

There are no materials yet.