4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Diagnóstico das necessidades de formação do coletivo de professores do Ensino Supeior baiano no contexto das competências digitais

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Ana Conceição Alves Santiago (INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA)

Description

O contexto contemporâneo, impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tem provocado grandes transformações e suscitado novos desafios para a educação. Objetiva-se, neste estudo, analisar os níveis de competência digital diagnosticando as necessidades formativas dos docentes que atuam no Ensino Superior, na perspectiva de propor uma formação continuada que atenda às demandas educacionais do século XXI. Assim, questionamos: Como os níveis de competência digital contribuem na constituição de percursos de formação continuada docente que atendam às exigências formativas do século XXI? Para responder ao problema e alcance do objetivo geral, elencou-se os seguintes objetivos específicos: mapear o nível de competência digital do coletivo de professores do Ensino Superior, da rede pública baiana, a partir do diagnóstico DigCompEdu-UNEB; delinear o perfil de competência digital do Coletivo Docente, que atuam no Ensino Superior baiana, e suas implicações nos processos formativos; e por fim, propor ações de formação para o desenvolvimento da proficiência tecnopedagógica docente, a partir das demandas apresentadas no mapeamento dos níveis de competência digital e das exigências da prática pedagógica reveladas pelos docentes. O caráter complexo, dinâmico e interativo do contexto educacional exigirá um processo de pesquisa com uma perspectiva metodológica mais flexível, assim, a Pesquisa-Aplicação de desenvolvimento se caracteriza como a metodologia mais adequada para a realização deste estudo. Serão utilizados como dispositivos de coleta e produção de dados o questionário do DigCompEdu-UNEB e entrevista semiestruturada. E para subsidiar este estudo, será realizado o levantamento e análise das produções científicas acerca das temáticas abordadas neste estudo, a partir das percepções de Kenski (2012, 2018), Gewher (2016), Nonato e Sales (2019), Boll e Ramos (2019), Sacristán (2000), Silva (2009), Gere (2010), Cerny, Burigo e Tossati (2016), Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), Sales (2020), Sales, Moreira e Rangel (2019), Redecker (2017), Pimenta (2008), Shulman (1987; 2014), Tardif (2014).

Palavras-chave Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); Ensino Superior; Cultura Digital; Proficiência Tecnopedagógica Docente; Competências Digitais.

Author

Ana Conceição Alves Santiago (INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA)

Co-authors

Dr Eniel do Espírito Santo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB) Dr Mary Valda Souza Sales (Universidade do Estado da Bahia-UNEB)

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