Speaker
Description
Autor: Lucas Roberto Ramos
Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho - FACHUCA
E-mail: lucasmestrado@gmail.com
Resumo: A inclusão com o passar do tempo vem ganhando cada vez mais espaço no contexto educacional e social, por esta razão precisamos compreender sua importância para podermos acolher os que fazem parte dela. E um dos melhores lugares para que possamos fazer isso na prática é no curso de Pedagogia e afins, que de acordo com a Lei 13.146/2015 tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.
Introdução: Falar sobre inclusão vem se tornando algo bastante comum em vários aspectos da vida e principalmente quando o tema é educação ou vida social. Por esta razão vamos estabelecer neste trabalho a temática da inclusão dentro do curso de Pedagogia e afins, que no seu percurso e no seu currículo existe a disciplina de Educação Inclusiva e que esta visa trabalhar com propostas voltada à área e abrange pessoas com deficiências, espectros e síndromes.
Objetivos:
- Compreender a importância da disciplina de Educação Inclusiva atrelada ao curso de Pedagogia;
- Reconhecer os tipos de deficiência e como lidar com as diferenças;
- Apresentar propostas para fazer valer a lei 13.146/2015
Metodologia: No segunda unidade da disciplina numa turma de 30 alunos, o professor fez uma divisão de 6 grupos de 5 pessoas e distribuiu os temas: AUTISMO, DEFICIÊNCIA AUDITIVA, DEFICIÊNCIA FÍSICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, DEFICIÊNCIA VISUAL E SÍNDROME DE DOWN. Após a distribuição dos temas os alunos foram incentivados a pesquisar tudo que for possível referente ao tema do grupo e representar por meio de cartazes com imagens e frases que representassem a deficiência, o espectro ou a síndrome que o grupo ficou responsável. Como culminância da pesquisa os 6 grupos apresentaram um teatro que retratou a importância da disciplina para o professor poder lidar com situações diferentes em sala de aula, e mostraram até que ponto a lei da inclusão já é cumprida no Brasil e o que está faltando para isso.
Resultados: Percebeu-se que alunos que tinham certo medo de ter um aluno com alguma diferença em sala e que não simpatiza muito com a disciplina, criou o desejo de quando terminar o curso de Pedagogia fazer uma pós-graduação na área de Educação Inclusiva.
Conclusão: Podemos afirmar que quando tratamos com sensibilidade uma temática tão enriquecedora criamos voz e vez e podemos garantir direitos que às vezes só existe no papel, mas que podem ser colocados em prática para o benefício de uma minoria.
Palavras-chave | Educação, Igualdade, Inclusão e Pedagogia. |
---|