4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

A Vivência da Educação Inclusiva no Ensino Superior

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia

Speaker

Lucas Ramos

Description

Autor: Lucas Roberto Ramos
Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho - FACHUCA
E-mail: lucasmestrado@gmail.com
Resumo: A inclusão com o passar do tempo vem ganhando cada vez mais espaço no contexto educacional e social, por esta razão precisamos compreender sua importância para podermos acolher os que fazem parte dela. E um dos melhores lugares para que possamos fazer isso na prática é no curso de Pedagogia e afins, que de acordo com a Lei 13.146/2015 tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

Introdução: Falar sobre inclusão vem se tornando algo bastante comum em vários aspectos da vida e principalmente quando o tema é educação ou vida social. Por esta razão vamos estabelecer neste trabalho a temática da inclusão dentro do curso de Pedagogia e afins, que no seu percurso e no seu currículo existe a disciplina de Educação Inclusiva e que esta visa trabalhar com propostas voltada à área e abrange pessoas com deficiências, espectros e síndromes.

Objetivos:

  • Compreender a importância da disciplina de Educação Inclusiva atrelada ao curso de Pedagogia;
  • Reconhecer os tipos de deficiência e como lidar com as diferenças;
  • Apresentar propostas para fazer valer a lei 13.146/2015

Metodologia: No segunda unidade da disciplina numa turma de 30 alunos, o professor fez uma divisão de 6 grupos de 5 pessoas e distribuiu os temas: AUTISMO, DEFICIÊNCIA AUDITIVA, DEFICIÊNCIA FÍSICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, DEFICIÊNCIA VISUAL E SÍNDROME DE DOWN. Após a distribuição dos temas os alunos foram incentivados a pesquisar tudo que for possível referente ao tema do grupo e representar por meio de cartazes com imagens e frases que representassem a deficiência, o espectro ou a síndrome que o grupo ficou responsável. Como culminância da pesquisa os 6 grupos apresentaram um teatro que retratou a importância da disciplina para o professor poder lidar com situações diferentes em sala de aula, e mostraram até que ponto a lei da inclusão já é cumprida no Brasil e o que está faltando para isso.

Resultados: Percebeu-se que alunos que tinham certo medo de ter um aluno com alguma diferença em sala e que não simpatiza muito com a disciplina, criou o desejo de quando terminar o curso de Pedagogia fazer uma pós-graduação na área de Educação Inclusiva.

Conclusão: Podemos afirmar que quando tratamos com sensibilidade uma temática tão enriquecedora criamos voz e vez e podemos garantir direitos que às vezes só existe no papel, mas que podem ser colocados em prática para o benefício de uma minoria.

Palavras-chave Educação, Igualdade, Inclusão e Pedagogia.

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