4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Evolução do Ensino de Inteligência Artificial nas Universidades Brasileiras (2015-2023)

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Kedma Montedori (Unicamp)

Description

Este estudo analisou 60 matrizes curriculares de universidades públicas brasileiras para mapear as transformações no ensino de Inteligência Artificial (IA). A pesquisa revelou mudanças significativas na oferta e abordagem das disciplinas relacionadas à IA no período analisado. Os dados mostram um crescimento expressivo na incorporação de IA nos currículos. O número médio de disciplinas específicas sobre IA por curso aumentou de 1,2 em 2015-2019 para 2,9 em 2021-2023, representando um aumento de 140%. Paralelamente, observou-se uma diversificação nas abordagens pedagógicas: as disciplinas com enfoque interdisciplinar saltaram de 18% para 47% do total. A análise das ementas revelou três tendências principais: (1) maior integração de aplicações práticas, com aumento de 210% em disciplinas baseadas em projetos; (2) expansão dos debates éticos, presentes em 38% das ementas recentes contra 12% no período anterior; e (3) adoção de modelos híbridos de ensino, que passaram de 19% para 63% das ofertas. Estas mudanças podem refletir a resposta das instituições às demandas por formação em IA, combinando competências técnicas com reflexões críticas. O estudo sugere que as transformações foram influenciadas por múltiplos fatores, incluindo avanços tecnológicos, revisões curriculares e experiências com ensino remoto. Como recomendações, destacam-se: (1) desenvolvimento de diretrizes para ensino aplicado; (2) capacitação docente em metodologias ativas; e (3) integração transversal de conteúdos éticos. A pesquisa teve como limitação o foco em análise documental, sugerindo a necessidade de estudos complementares sobre a implementação em sala de aula.

Palavras-chave Inteligência Artificial, Educação superior, Currículo, Ensino de tecnologia, Interdisciplinaridade.

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