4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PRÁTICAS DE ESCRITA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speakers

Ms Bruna Carolini Barbosa (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP) Eliana Merlin Deganutti de Barros (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP)

Description

Este relato de experiência insere-se no âmbito de uma disciplina de um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino, intitulada Práticas da Escrita Acadêmica, de uma universidade estadual do norte do Paraná. A disciplina tem por objetivo desenvolver capacidades de linguagem voltadas à leitura e à produção de gêneros acadêmico-científicos. A proposta pedagógica relatada buscou integrar metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais e ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, de forma ética e responsável, no processo de elaboração e aprimoramento dos textos produzidos pelos estudantes. A experiência envolveu atividades de leitura orientada, análise e produção escrita de textos de gêneros acadêmico-científicos com apoio de tecnologias digitais e sistemas de Inteligência Artificial Generativa. Os estudantes foram incentivados a utilizar essas ferramentas para revisar, reescrever e refinar seus textos, sempre em diálogo com os princípios da escrita científica. Um aspecto observado foi a dificuldade recorrente em formular prompts adequados aos propósitos comunicativos dos gêneros, evidenciando lacunas no domínio dos princípios estruturais e discursivos da produção acadêmica. Os resultados apontam avanços tanto na apropriação das dimensões linguístico-discursivas como enunciativas dos gêneros trabalhados quanto no uso crítico da Inteligência Artificial Generativa e das tecnologias digitais. Conclui-se que a inserção da Inteligência Artificial Generativa, articulada a metodologias ativas, constitui uma estratégia pedagógica inovadora e promissora, capaz de potencializar a aprendizagem da escrita acadêmico-científica e de promover reflexões sobre o uso ético das tecnologias no Ensino Superior.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa; Metodologias ativas; Escrita acadêmica; Educação Superior.

Author

Eliana Merlin Deganutti de Barros (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP)

Co-author

Ms Bruna Carolini Barbosa (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP)

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