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Description
Este relato de experiência insere-se no âmbito de uma disciplina de um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino, intitulada Práticas da Escrita Acadêmica, de uma universidade estadual do norte do Paraná. A disciplina tem por objetivo desenvolver capacidades de linguagem voltadas à leitura e à produção de gêneros acadêmico-científicos. A proposta pedagógica relatada buscou integrar metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais e ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, de forma ética e responsável, no processo de elaboração e aprimoramento dos textos produzidos pelos estudantes. A experiência envolveu atividades de leitura orientada, análise e produção escrita de textos de gêneros acadêmico-científicos com apoio de tecnologias digitais e sistemas de Inteligência Artificial Generativa. Os estudantes foram incentivados a utilizar essas ferramentas para revisar, reescrever e refinar seus textos, sempre em diálogo com os princípios da escrita científica. Um aspecto observado foi a dificuldade recorrente em formular prompts adequados aos propósitos comunicativos dos gêneros, evidenciando lacunas no domínio dos princípios estruturais e discursivos da produção acadêmica. Os resultados apontam avanços tanto na apropriação das dimensões linguístico-discursivas como enunciativas dos gêneros trabalhados quanto no uso crítico da Inteligência Artificial Generativa e das tecnologias digitais. Conclui-se que a inserção da Inteligência Artificial Generativa, articulada a metodologias ativas, constitui uma estratégia pedagógica inovadora e promissora, capaz de potencializar a aprendizagem da escrita acadêmico-científica e de promover reflexões sobre o uso ético das tecnologias no Ensino Superior.
Palavras-chave | Inteligência Artificial Generativa; Metodologias ativas; Escrita acadêmica; Educação Superior. |
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